Natal – Emanuel, o Deus conosco

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, o verbo se fez carne e habitou entre nós. É Natal mais uma vez, Deus, na sua bondade e misericórdia, visita o seu povo, é o Emanuel, o Deus conosco. Aquele que se faz um de nós, igual a nós em tudo, menos no pecado. As promessas do Antigo Testamento se concretizam em Cristo Nosso Senhor. Natal é a festa do amor, é a festa da salvação, para todos aqueles que de fato acolhem a sua mensagem, dissipando as trevas na luz da verdade, na luz que ilumina todos os povos e todas as nações. Deus visita nossa terra, por isso o Natal é festa da fé, dos que creem de que Deus não abandonou seu povo, mas ele estabelece agora no seu Filho unigênito, Jesus Cristo, nascido em Belém de Judá, a eterna e definitiva aliança. Em Cristo nós vamos ao Pai e o Pai vem até nós, por isso é tempo de alegria, é tempo de preparar o nosso coração, nossa vida, um tempo especial, um tempo de fazer revisão de vida, de olhar para o presépio. Na humildade do seu nascimento numa gruta, numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria, certamente vai encontrar lugar em cada um de nós, para que nossa vida possa ser renovada diante do ano novo que já se desponta diante de nós.

Que esse Natal traga muitas bençãos, muitas alegrias e também o compromisso de nós testemunharmos, de nós trabalharmos na construção de um mundo melhor, na busca da verdade, da justiça, do bem comum, na fraternidade e na solidariedade para com todos. Para todas as igrejas cristãs, é certamente um tempo e uma festa toda especial, porque mostra de fato que Deus vem ao nosso encontro não obstante os pecados da humanidade, por isso que ninguém roube, de cada um de nós, a esperança, a certeza de que Deus é o Emanuel, o Deus conosco, que caminha conosco na história também da humanidade.

Para todos os fiéis das nossas comunidades, de nossas igrejas, esse tempo também é especial para nós voltarmos nosso olhar também para o alto e, junto com os anjos, cantarmos glória a Deus, nas alturas, e a paz na terra aos homens por ele amados. A paz verdadeira que Deus em Cristo deseja, é paz fruto da nossa comunhão com ele, paz fruto também da nossa adesão a todos os valores que ele veio comunicar e trazer para toda a humanidade

Que Deus nos abençoe, que Deus nos ilumine e, que no menino Jesus, renovemos, em todas as Igrejas, a nossa fé e a nossa certeza de que somos peregrinos, caminheiros rumo a casa do Pai. Feliz Natal!

Padre Airton Luiz Haack – Sagrado Coração de Jesus