Natal é tempo de paz. Será?

É comum ouvirmos mensagens de paz e amor quando nos aproximamos desta data. Dizem que é tempo de festas, de trocar presentes e gentilezas. De sermos seres humanos melhores. Será que foi isso que o primeiro Natal provocou nas pessoas?

É verdade que pastores que cuidavam dos seus rebanhos de ovelhas, próximo a Belém, seguiram a estrela guia e lá acharam o Deus em forma de gente e se alegraram muito. Também é verdade que os magos, que vinham do oriente encontraram o Rei dos Judeus e o presentearam.

Mas também é verdade que o nascimento do Salvador trouxe tormento por causa da maldade humana. O evangelho de Mateus, cap. 2 nos conta que o Rei Herodes enciumou-se ao saber do nascimento de Jesus pelos magos. Quando estes não o escutaram para entregar-lhe o paradeiro do Menino Deus, sua reação foi a seguinte: “Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos.” (Mateus 2.16).

A matança havia sido predita pelo profeta Jeremias, conforme relato dos versos seguintes de Mateus 2.17 e 18: “Então, se cumpriu o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, choro e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem”.

Como podemos ver, o Natal verdadeiro pode incomodar alguns. Hoje não é diferente porque a mensagem do verdadeiro Natal é aquela que anuncia Jesus Cristo não somente como o Salvador, mas também como o Rei da humanidade. A pergunta que precisamos nos fazer é: Estamos dispostos a receber esse tal Jesus como Rei em nossas vidas (e isso significa que é Ele quem manda e não eu), ou preferimos aniquilá-lo das nossas consciências para vivermos como bem entendermos?

A resposta a essa pergunta fará toda a diferença na sua eternidade. Ele é sim o Príncipe da paz, mas, o é para quem quiser recebê-lo como seu Rei e Senhor.

Tenha um feliz Natal de paz.

Pastor Giovani Jacks, Aliança Bíblica