Natal – a notícia mais importante

Esta é a notícia mais importante já dada e recebida na história: “Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor!” (Lucas 2.11). O anúncio do anjo marca a data histórica em que Deus se tornou ser humano. E é isto que celebramos no Natal – o nascimento do menino-Deus, o Salvador.

Natal normalmente é esta época em que se conclama o “espírito natalino”. Que inclui reunir a família e um espírito de paz e de amor. Há uma espécie de “decreto de felicidade” natalino convencionado pela sociedade em geral, em que, pelo menos no Natal, todos devem estar contentes. Infelizmente, nem todos estão neste espírito nesta época do ano. Para alguns até chega a ser uma época difícil. Uma opção melhor que este “decreto” seria falar mais da origem desta alegria: o nascimento do Salvador, como anunciou o anjo: “Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1.21).

Além disto, sempre é bom lembrar que o primeiro Natal passou longe de todo o brilho e glamour que as nossas celebrações têm hoje. É uma bela história, mas uma história carregada de sofrimento e dor. Só para lembrar algumas dificuldades: Maria fica grávida antes de casar (em caso de traição, seria caso de condenação à morte), nos últimos dias de gravidez uma longa viagem até Belém para um recenseamento, chegando na cidade não há lugar em nenhuma casa ou hospedaria, Jesus nasce na estrebaria. Depois, ainda bebê Jesus juntamente com sua mãe Maria e José fogem para o Egito diante da ordem de Herodes de matar todas as crianças até dois anos de idade. Tudo isto aconteceu para se cumprirem as Escrituras. Tudo isto fazia parte do plano de Deus para salvar a humanidade.

Natal nos lembra que o impossível acontece, o inacreditável vira realidade! Natal nos lembra que o amor de Deus ultrapassa todos os limites – rompe os céus, desce a terra para estar junto conosco e nos levar para junto de si. Natal nos ensina que há salvação para todos, ricos e pobres, alegres e tristes… Natal nos lembra que o amor e a paz existem e tem nome: Jesus. Jesus é o amor, a paz e a vida em pessoa!

A nossa oração, de todos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, é que o Espírito Santo que envolveu Maria naquele primeiro Natal também envolva você, e assim Jesus também nasça e faça morada no seu coração e na sua vida!

Pastor Joelson Ronei, IELB