Narcóticos Anônimos de Sapiranga comemorou seu 16º aniversário com muitas histórias

Foto: N.A. Ferrabraz.

Sapiranga – O vício em drogas, sejam quais forem, nem sempre é algo fácil de ser contornado sozinho. As recaídas são frequentes quando não há uma rede de apoio que dê total suporte à quem está procurando levar uma vida longe das drogas. É aí que entra o trabalho dos Narcóticos Anônimos. Uma irmandade ou sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Semanalmente os adictos em recuperação se reúnem com o intuito de ajudar uns aos outros a se manterem limpos. Este é um programa de total abstinência de todas as drogas.

Há somente um requisito para ser membro, o desejo de parar de usar. O grupo não é filiado a nenhuma outra organização, não tem matrícula nem taxas para participar, não há compromissos escritos, nem promessas a fazer a ninguém. Muitos que passam por lá e persistem por todo o longo processo de recuperação, comemoram a vitória e a nova vida. Sonhos interrompidos como a conquista de um diploma universitário, um emprego estável ou até mesmo formar uma família se tornam reais.

N.A Ferrabraz comemorou 16º aniversário

Fundado no dia 29 de fevereiro de 2004, o grupo Narcóticos Anônimos Ferrabraz comemora 16 anos de atuação na região. Até o momento, centenas de pessoas já passaram por lá e muitas estão “limpas”, voltando a ser inseridas novamente na sociedade. Os encontros acontecem todas as terças-feiras, das 20h às 22h, no Ginásio Nenezão, na rua Santa Helena, 268.

Grupo serve como apoio na reinserção na sociedade

Segundo a direção e membros, o NA Ferrabraz tem uma média de 12 adictos por encontro, e o grupo se aproxima da reunião de número 1250. Mesmo após tantos encontros, a maior dificuldade encontrada é fazer com que o adicto não desista de frequentar as reuniões. Para que isto ocorra, o apoio da família é fundamental. Somente com este apoio é que se pode mudar uma triste realidade, aonde poucos conseguem se recuperar e a grande maioria recai e abandona o grupo.

A sugestão é de que no início, a pessoa vá em 90 reuniões nos primeiros 90 dias. “Muitos ingressam e poucos ficam, mas para aqueles se dão uma chance, o NA faz milagres em nossas vidas”, afirma um membro do grupo. Há também um número de whatsapp, que serve como um primeiro contato e também tem o objetivo de encaminhar para as reuniões. O número é (51) 996-333-550.