NAPOS busca alternativa para atender pacientes

Saúde | Parceria com clínica de Taquara atendia pacientes oncológicos do município. Serviço foi suspenso.


Sapiranga – O Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico de Sapiranga (NAPOS), iniciativa da Secretaria de Saúde Municipal para adequar o atendimento de pacientes oncológicos, já atendeu mais de sessenta pessoas em menos de dois meses, conforme o secretário de Saúde, Emerson Leite. Os pacientes eram atendidos pelo Núcleo e encaminhados à Oncoprev, em Taquara, onde recebiam o tratamento e atendimento necessário. Porém, recentemente a Clínica parou de receber repasses financeiros do Estado, o que impossibilita o atendimento dos pacientes de Sapiranga. 
“Os repasses do Estado não eram destinados aos pacientes de Sapiranga. Porém, sem esses recursos, a Oncoprev não consegue nos atender, pois acabará ficando no prejuízo”, explica o secretário Emerson Leite. “Em dois meses, o Estado chamou talvez dois pacientes para serem atendidos em Porto Alegre. Sem que Taquara nos atenda, estamos novamente sem opção. O Centenário, em São Leopoldo, já não tem condições de receber pacientes. Se algo não for feito, ficaremos sem previsão para o atendimento dos pacientes”, desabafa.
Reunião aberta à comunidade ocorre nesta quinta-feira (18) 
Para explicar o motivo da suspensão da parceria com a Clínica Oncoprev, a Secretaria de Saúde de Sapiranga estará promovendo uma reunião, com a equipe do NAPOS, nesta quinta-feira (18), às 18h, no auditório da Secretaria de Educação. “Estamos tentando que o delegado da Saúde compareça, bem como representantes da Oncoprev”, destaca o secretário Emerson Leite. A reunião também é aberta à comunidade. “Queremos que a população compareça, inclusive aqueles que foram atendidos pela Oncoprev, para dar seu depoimento. Assim, deixamos claro que os cidadãos precisam e querem esse atendimento”.