Municípios vivem a expectativa de receber novas doses da vacina da Covid

Profissionais da educação de Sapiranga estão fazendo testes rápidos antes da volta às aulas, como forma de prevenção da Covid-19 (Foto: Henrique Ternus)

Região – Os municípios da região de cobertura do Grupo Repercussão já aplicaram 1.400 doses. Sapiranga aplicou 593 doses, Campo Bom 571, Nova Hartz 146 e Araricá 90.
A expectativa dos municípios é com a chegada de novas doses. Ainda não há previsão ou data, mas todas as Secretarias de Saúde seguirão os protocolos de vacinação do Estado.
Em Campo Bom, entre idosos de instituições de longa permanência, profissionais da saúde e rede de apoio, 517 pessoas já foram imunizadas contra a Covid-19. “Temos 100% de vacinas aplicadas nas Instituições de Longa Permanência de Idosos e 60% dos profissionais de saúde vacinados. A linha de frente no combate ao coronavírus, que atua na UTI, Emergência e Internação Covid do Hospital Lauro Reus, SAMU e Centro de Referência do Coronavírus, já está 100% vacinada. A perspectiva é que com a chegada de novas doses, pelo Governo do Estado, consigamos o mais breve possível, imunizar todos os profissionais da área da saúde. Assim finalizando uma etapa para dar início a vacinação do próximo grupo prioritário”, aponta o prefeito Luciano Orsi, destacando a importância da prevenção do coronavírus.

Estratégias de vacinação nas secretarias

Sobre a organização e planejamento para dar sequência à imunização da comunidade, o secretário de Saúde de Campo Bom, João Paulo Berkembrock, diz que “tudo depende do quantitativo de vacinas enviadas pelo Governo Estadual e da priorização dos grupos, uma vez que seguimos a Norma Técnica do Estado. Já demos início ao cadastro de idosos, acamados e restritos ao domicílio, população que sabemos que precisará de uma atenção especial. Os bairros com abrangência de unidades de Estratégia de Saúde da Família agendarão a aplicação da vacina assim que estiver disponível e de acordo com a fase de vacinação no município”, explica o secretário.
Para dar sequência à imunização aos grupos prioritários, os municípios aguardam o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde, através do Governo do Estado. A partir disso, cada cidade faz a sua própria organização para imunizar da forma mais segura.

Sapiranga foi o município que mais recebeu doses e está seguindo os protocolos

O município de Sapiranga recebeu 1.151 doses e já aplicou 593. Conforme dados da Secretaria de Saúde, a projeção é seguir vacinando o grupo prioritário conforme as orientações determinadas no Plano Estadual de Vacinação, em conformidade com o plano nacional de vacinação. Quanto a organização, “os profissionais da saúde estão vindo até o setor de Vigilância Epidemiológica para receberem a dose da vacina. Estávamos visitando as Instituições de Longa Permanência para Idosos para vacinar os idosos institucionalizados, mas já concluímos este grupo, ressaltado que os idosos foram vacinados mediante termo de autorização assinado por um familiar”.

CIDADE                                           RECEBIDAS                 APLICADAS

Araricá                                                 132                           90
Campo Bom                                         696                          571
Nova Hartz                                          189                          146
Sapiranga                                            1.151                        593
TOTAL                                                  2.168                       1.400