Municípios se adaptam ao novo modelo nacional da identidade

Região – Entra em vigor no dia 1º de março a emissão do novo modelo nacional da carteira de identidade, que visa alinhar os serviços do departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) ao padrão estabelecido no decreto 9.278/2018, assinado pelo ex-presidente Michel Temer. O documento trará diversas mudanças e uma série de novas informações. Quem solicitar o novo modelo poderá requerer a inclusão de dados como nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o cartão nacional de saúde.

O documento poderá contar, também, com informações sobre tipo sanguíneo e condições específicas de saúde que auxiliem em caso de emergência. Todas as informações poderão ser acessadas eletronicamente, através de um QR Code impresso na parte interna. A implantação do sistema nas agências do Sine dos municípios da região para a emissão da nova CI vem ocorrendo desde janeiro e segue durante o mês de fevereiro. Em Sapiranga, o sistema foi implantado nos dias 2 e 3 de fevereiro, e não há restrição de serviços. Em Nova Hartz o atendimento também segue normal, com possíveis oscilações no sistema. O custo para emissão da segunda via do documento é de R$68,43. Primeira via é gratuita.

Possibilidade de emissão da CI expressa antes do início de março ainda é viável

Conforme o Governo do Estado, até sexta-feira, dia 15, o encaminhamento de CIs emergenciais no modelo antigo segue ocorrendo nos municípios. De 18 a 22 somente os postos da rede Tudo Fácil e Posto de Identificação, na Av. Azenha farão. E no dia 25, apenas a sede do DI, na capital, emitirá o documento expresso.

Cronograma para implantação do novo modelo

Todos os municípios da região seguem o cronograma de prazos definido pelo governo estadual, sendo que 31 de janeiro foi o prazo final para encaminhamento de CIs no modelo antigo, com prazo normal de entrega. O novo modelo passou a ser encaminhado em 4 de fevereiro, com entrega a partir de 1º de março. Casos emergenciais seguem o cronograma descrito ao lado, sendo 15 de fevereiro o último dia para encaminhamento nos municípios. Depois, apenas em Porto Alegre. De 26 a 28 de fevereiro, não haverá emissão em todo o estado. Período será utilizado para emissão dos documentos solicitados até 25/2. 1º de março inicia a operação do sistema de emissão do novo modelo, com prazos normalizados.

Foto: Divulgação