Municípios registram saldo positivo nos dados do CAGED referentes a janeiro

O Ministério da Economia, por intermédio da Secretaria de Trabalho, divulgou na última semana os dados referentes ao mês de janeiro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) para todos os municípios do país. Em relação as cidades do Vale dos Sinos, que abrangem a cobertura do Grupo Repercussão, todos os quatro municípios tiveram números positivos no primeiro mês do ano, garantindo um saldo positivo de 1290 admissões em relação aos postos de trabalhos fechados.

Os números satisfatórios são comemorados pelas prefeituras e entidades empresariais tendo em vista que, em algumas cidades, o resultado no somatório de 12 meses ainda é negativo, muito em virtude da pandemia da Covid-19 que interferiu nas atividades industriais e comerciais, assim como do setor de serviços, acarretando no fechamento de inúmeros postos de trabalho e diminuindo a capacidade de investimento do setor empresarial.

Para os próximos meses, mesmo com novas restrições impostas pela pandemia entre fevereiro e março, a expectativa segue sendo de números positivos, em virtude de diferentes ações implementadas pelas prefeituras para a atração de novos investimentos e também pela retomada parcial das atividades que foi autorizada pelo Governo do Estado na última segunda-feira, 22.

Sapiranga projeta novos negócios em breve

O secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia de Sapiranga, José Della Santos, enaltece que parcerias, soluções no campo da inovação e investimentos do poder público para a atração de novos empreendimentos serão determinantes para o crescimento da atividade econômica na cidade. “A gente tem o Inova Sapiranga, um braço tecnológico da prefeitura, em parceria com o IFSul, Duque, Sebrae e Senai. Estas instituições estão ajudando o empreendedor e o colaborador para se qualificar”, explica. “Também estamos conversando com a Feevale para ampliar e melhorar a questão do polo tecnológico”, complementa o secretário.

A preocupação da Administração Municipal com a atração de investimentos tem sido uma preocupação desde o início da gestão. “Essa questão é uma determinação da prefeita Carina (Nath) desde o primeiro dia de gestão. A ideia ao assumirmos a pasta sempre foi de trazer novas empresas para Sapiranga, manter as que aqui já estão instaladas, ajudar no que for possível e desburocratizar processos para garantir a geração de emprego e renda”, destaca Santos.

Segundo o secretário, novas empresas devem se instalar na cidade. “O ano de 2021 vai ser de muito trabalho para trazer bastante empresas para a cidade”, finaliza.

Aposta no distrito industrial

Campo Bom está prestes a lançar o edital para aquisição dos lotes do novo distrito industrial que a Administração está construindo e que já possui empresas interessadas. “Temos mais de 40 empresas que nos procuraram e vamos privilegiar quem quer vir e se instalar logo, assim como o número de empregos que serão gerados”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz. “Essa é a principal ação que estaremos executando nos próximos dias, mas também seguiremos com ações na Sala do Empreendedor, entre outras ações”, acrescenta.

Scholz destaca que a Administração Municipal não descarta uma nova ajuda para a classe empresarial, como ocorreu em 2020. “Estamos estudando essa possibilidade de oferecer um novo auxílio emergencial para os empresários, mas depende da situação dos próximos dias em relação a flexibilização”, completa, reforçando que a medida está também em análise pela Secretaria de Finanças para avaliar o impacto financeiro em caso do auxílio ser concedido.