Municípios registram avanços na educação básica

Avaliação | Análise do IDEB revela que os municípios da região tiveram evolução na educação, no Ensino Fundamental. Três dos quatro municípios atingiram suas metas para os anos iniciais e finais do EF

Região – Divulgado na última quinta-feira, dia 8 de setembro, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 revela alguns dados preocupantes em relação à Educação do Rio Grande do Sul. Embora tenha atingido sua meta para as séries de 4º a 5º ano do Ensino Fundamental (EF), na rede estadual, o RS ficou com 5.5 nesta categoria, contra apenas 4.0 para os anos finais (8º e 9º ano), não atingindo a meta. É justamente nos anos finais e no Ensino Médio que os índices se mostram mais problemáticos: para o 3º ano do Ensino Médio, a nota do Estado ficou em 3.3, não atingindo a meta – a maior nota, nessa categoria, ficou com o Estado de São Paulo, com 3.9. Considerando a rede pública (que engloba federal, estadual e municipal), não há dados sobre o Ensino Médio, porém a nota para os anos iniciais do EF é a mesma (tendo atingido a meta), e 4.2 para os anos finais. No ranking total, com todas as redes e anos do Ensino Fundamental e Médio, o Rio Grande do Sul ficou com nota 5.7, o que significa que alcançou a meta para 2015, que era de 5.6. A maior nota do ranking foi para o estado de São Paulo, que ficou com 6.4.

Na região, os municípios mostraram evolução positiva. A cidade com melhor desempenho na rede municipal foi Campo Bom, com 6.8 nos anos iniciais e 6.0 nos finais do Ensino Fundamental. Sapiranga ficou com 6.3 para o 4º e 5º ano e 5.3 para 8º e 9º ano, enquanto Nova Hartz ficou com média 6.0 para os anos iniciais e 4.7 para os anos finais e Araricá alcançou 5.9 para os anos iniciais e 5.0 para os anos finais.

Secretária avalia resultado de Sapiranga

“Nos anos finais do Ensino Fundamental o resultado demonstra um crescimento em relação a 2013, resultado de muito trabalho desenvolvido nas unidades educacionais, apoiadas pela Secretaria de Educação. Os resultados vêm ao encontro da meta proposta para o IDEB no Plano Municipal de Educação de Sapiranga, aprovado em 2015. Este documento construído de forma colaborativa apresenta metas pré-estabelecidas para o crescimento educacional, o que podemos verificar nas análises do IDEB. Sob estes aspectos, acreditamos que o município está engajado nas propostas que buscam a melhoria e a qualificação contínua da educação, com o objetivo de assegurar que os alunos matriculados nas escolas da rede municipal permaneçam na escola, obtendo aprendizado significativo e eficaz. Para isso são realizadas ações focadas na formação continuada de professores, estratégia fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atinjam a melhoria da qualidade da educação. Garantir a aprendizagem adequada a todos, no nível de proficiência esperado em cada nível de ensino, é o compromisso que a Secretaria, escolas, famílias, comunidade e gestores públicos em colaboração, devem assumir para que tenhamos a Educação com perspectiva de uma visão crítica e ética numa sociedade em constante evolução”, considera a secretária de Educação de Sapiranga, Maria Fátima de Souza.

Prefeita em exercício e secretária de Educação comentam notas de Campo Bom

O Programa Acolher, de Campo Bom, oferece atividades culturais, esportivas, ambientais e reforço escolar, além do uso das ferramentas tecnológicas aos alunos. Outra ferramenta que explica a evolução do desempenho de Campo Bom no Ideb é o SonhAção, que é uma avaliação interna criada em 2011 que prepara os alunos para a Prova Brasil – através da qual o Ideb é calculado – e permite também detectar gargalos na metodologia e corrigi-los com a finalidade de otimizar o aprendizado e qualidade de ensino. O SonhAção alia cinco processos de maneira coordenada: entender, avaliar, agir, reconhecer e colaborar. O SonhAção tem duas etapas: uma delas é uma pesquisa anual, cujo objetivo é analisar os perfis, hábitos, interesses e comportamentos dos alunos e das famílias com o intuito de melhorar o nível escolar. A segunda etapa é uma avaliação de matemática e português, que mede o desempenho do aluno nessas áreas.

Turno Integral oferecido em Nova Hartz

Em Nova Hartz, uma das iniciativas que contribuem para uma educação diferenciada é a Escola em Tempo Integral, iniciativa para os alunos do Ensino Fundamental. Na análise do Ideb, o município ficou com nota 6.0 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, batendo a meta inicial de 5.5. Para os anos finais, ficou com 4.7, quando sua meta era 4.3.

O programa Escola em Tempo Integral é ofertado nas EMEFs Maria Almerinda Paz de Oliveira, José Schimidt e Albino Zimpel. Com espaços e tempo ampliados, as escolas oferecem aos alunos, além de uma educação de qualidade no turno regular, oportunidades educativas vinculado às atividades pedagógicas às rotinas diárias como as de alimentação, higiene e recreação.

Crédito da foto: Comunicação/Prefeitura de Campo Bom

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