Municípios recebem remessa de testes rápidos da Covid-19

Teste Rápido para Covid-19 Foto: Arquivo do Jornal Repercussão

Por Carolina Waschburger

Região – Com o número crescente de casos da Covid-19 no Rio Grande do Sul, a Secretaria de Saúde do estado despachou uma nova remeça de testes aos municípios.

O município de Nova Hartz recebeu 300 novos testes rápidos, que estão sendo realizados no Posto Central, através da vigilância epidemiológica, visto que no momento, não há um grande fluxo de pacientes que necessitem deste diagnóstico no município. Segundo a Assessoria de Imprensa de Nova Hartz, estes testes estão sendo utilizados de acordo com a Nota Informativa 9 COE/SES-RS datada de 13 de maio de 2020 – que inclui, além de profissionais da saúde, os grupos de risco. Sendo assim os testes rápidos serão utilizados nestes casos, de acordo com a nota. Em Sapiranga, foram 460 testes recebidos, que já foram distribuídos em todas as unidades de saúde do município (hospital, centro de referência de síndromes gripais, UPA, UBSs e estratégias de saúde da família). Já Campo Bom recebeu 1.000 testes, que serão realizados de acordo com a orientação da Vigilância Estadual de Saúde, conforme triagem dos casos. Havendo necessidade de realização do teste rápido, estes serão realizados no PA. Os testes serão aplicados tanto na população em geral quanto em profissionais da saúde.

Nova Hartz adquiriu também os testes RT-PCR em parceria com a Universidade Feevale

O município de Nova Hartz destaca: “Possuímos em nosso município exames RT-PCR, que foram adquiridos em parceria com a Universidade Feevale, para que os pacientes que não estão incluídos na Nota Técnica, mas que após avaliação de profissionais da saúde, necessitem realizar o exame, sejam testados.”

Profissionais da Saúde

Em meio à pandemia, é fundamental que os profissionais da linha de frente do combate ao vírus sejam testados. Dessa forma, a disseminação do vírus pode ser controlada através do afastamento de profissionais que tenham contraído o vírus, sejam assintomáticos ou que apresentem sintomas. “Acredito importante que esses profissionais estejam entre os grupos prioritários para fazer o teste, pois estão na linha de frente do combate à pandemia. São eles que cuidam da gente quando precisamos e estão lutando com ainda mais força, diariamente, na prevenção e tratamento do vírus. É fundamental que eles estejam bem para que nós também estejamos”, diz Paulo da Luz, representante do SISMUS de Sapiranga. Nos três municípios citados na reportagem, a testagem está sendo feita de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. Além dos testes rápidos, que detectam os anticorpos, há também o RT-PCR que identifica o vírus através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.