Dia a dia

Municípios mobilizados para evitar o câncer em mulheres no Outubro Rosa


  •   
  •  

Adesão | Ações ocorrem junto aos postos de saúde em todos os municípios

Região – A campanha de conscientização contra o cancêr de mama, a Outubro Rosa, é realizada por diversas entidades, no mês de outubro, e dirigida em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.



O secretário de Saúde de Sapiranga, Emerson Leite, esclarece. “Este é o momento dedicado em especial à saúde da mulher, visto que é a responsável por mais de 80% dos acolhimentos realizados pela Secretaria”, conta. Atividades ocorrerão junto aos postos de saúde até o fim de outubro. Em Campo Bom, a tradicional caminhada ocorre no dia 24, com concentração às 8h30min, na Av. Brasil (próximo às igrejas).

O secretário da Saúde de Nova Hartz, Sadi Stein, lembrou que a cidade investe quase o dobro exigido por lei na área e presta todo auxílio necessário para o tratamento. “As mulheres estão bem mais conscientes de que precisam procurar o médico”, pondera.

Cobrança por lei

Autor da lei 11.664/08 que garante às mulheres a partir dos 40 anos a mamografia pelo SUS, o deputado estadual do PDT, Enio Bacci lamentou que a legislação não seja totalmente cumprida. “Ainda hoje não é efetivamente colocada em prática, pois temos alguns problemas no próprio Ministério da Saúde. O Instituto Nacional do Câncer considera que o exame só é necessário a partir dos 50 anos, mas estudiosos da área alertam que a mamografia é extremamente importante a partir dos 40 anos de forma preventiva”, argumentou Bacci.

Coleta de pré-câncer

Durante o Outubro Rosa em Campo Bom, as mulheres poderão participar de oficinas de beleza, sessões de cinema com vídeos educativos, palestras e hora do conto, entre outros. Também será intensificada neste mês a oferta de exames de pré-câncer (CP), que terá uma ação focada às trabalhadoras do comércio na cidade, para as quais serão disponibilizados 120 coletas de CP, numa iniciativa em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).


Arlem adere ao movimento em Nova Hartz

Depois de uma caminhada pelas ruas de Nova Hartz na semana passada, mulheres que superaram a doença entregaram materiais explicativos ao prefeito, Arlem Tasso. Uma das mulheres que venceu a doença é Tadiana Moraes, de 47 anos. “Eu descobri através de uma mamografia em março do ano passado. Quando se tem o diagnóstico parece que se perde o chão, mas a fé e a vontade de vencer foram maiores. Temos que relatar nossas histórias para que sirvam de esperança. Agradeço pelo apoio que a prefeitura me deu”, contou Tadiana.

Ações

Sapiranga ilumina totem e Prefeitura
Desde o início de outubro, a Prefeitura iluminou com o rosa da campanha nacional o acesso ao município pela RS-239 e o prédio da Prefeitura.

Médico e vereador vestido de rosa
O médico e vereador campo-bonense, Paulo Tigre, vestiu uma camisa rosa para demonstrar apoio à campanha “Apelo para as mulheres fazerem o auto-exame”, indicou.

Jair e Alexandre colocam laço rosa
Os vereadores destacaram o gesto de Campo Bom, através do prefeito, Faisal Karam, que permite que mulheres a partir dos 40 anos façam os exames preventivos.

Crédito da foto: Emily Schwan

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse