Municípios já se movimentam e arrecadam agasalhos para aquecer o inverno 2019

Região – Ainda é outono, mas as manhãs com temperaturas mais baixas lembram que o inverno está chegando, e com ele as Campanhas do Agasalho nos municípios. Tempo de vistoriar, antes da chegada da estação mais fria, o armário, localizar tudo o que não se usa mais e passar adiante, servindo àqueles cujo único alento é a mão estendida da Assistência Social.

Em Campo Bom, a Campanha do Agasalho 2019 já está em andamento. Promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação (Sedsh) e da Defesa Civil, a ação convida a comunidade a doar roupas, calçados e cobertores, novos ou usados, desde que estejam em boas condições, para aquecer as famílias carentes do município.

As caixas, onde as doações podem ser depositadas, estão sendo distribuídas pela cidade e devem abranger mais de 100 pontos, incluindo unidades de saúde, escolas municipais, Ginásio Municipal e Centro Administrativo.

Segundo o prefeito Luciano Orsi, Campo Bom tem um histórico de caridade e certamente estará unida novamente para ajudar a quem precisa. “Temos uma demanda social importante. E para assisti-la da melhor maneira, precisamos contar com o apoio da população. Calçados, agasalhos ou roupas em bom estado. Cada um doa o que pode”, destacou o prefeito.

Doações arrecadadas durante todo o ano nas Assistências de Araricá e Nova Hartz

Em Nova Hartz, a Campanha do Agasalho será lançada nos próximos dias, com detalhes de datas e pontos de coletas. A ação ressaltará o pedido por doação de roupas em boas condições, pois muitos dos itens recebidos são classificadas como peças inutilizáveis. As doações podem ser levadas ao Cras durante todo o ano. Em Araricá, da mesma forma, conforme a secretária de Assistência Social, Tanara Helena Werb, roupas e calçados são recebidos durante todo o ano, não apenas no período da Campanha. “As famílias que necessitam agasalhos podem procurar a assistência diariamente”, pontuou a secretária. Oficialmente, a Campanha do Agasalho 2019 em Araricá ocorrerá de 13 a 24 de maio na Secretaria.

Pontos de coleta em campo bom

As doações em Campo Bom podem ser feitas nos mais de 100 pontos de arrecadação que serão distribuídos pela cidade. Quem tiver interesse em ser também um ponto de coleta, como lojas, supermercados e empresas pode entrar em contato pelo telefone (51) 3598-8600 ramal 8746 e falar com Viviane. No Centro Administrativo, a entrega de donativos pode ser feita no setor de marcação de transporte, no subsolo, no horário das 8h às 18h, de segunda à quinta-feira e na sexta das 7h30min às 13h30min. Quando houver um volume grande de doações pode ser solicitado o recolhimento no local, pelo fone 3597-3683 ou 996.755.497.

“A comunidade campo-bonense tem se mostrado muito solidária e sabemos que receberemos novamente uma grande quantidade de donativos”, afirma o titular da Sedsh, Eduardo Assmann. A entrega dos donativos para as famílias carentes ocorrerá no dia 15 de junho, das 9h às 13h, no Ginásio Karl Heinz Koppitke. A pessoa deve comparecer neste dia com RG e comprovante de residência.

Texto: Sabrina Strack

Fotos: JA