Municípios fomentam ações para o pequeno agricultor da região

Sapiranga/Campo Bom – Oportunizar um local apropriado para a venda de mercadorias, diminuir o custo do investimento dos agricultores da região e gerar o desenvolvimento são os planos das administrações de Sapiranga e Campo Bom.
De acordo com o secretário da Agricultura de Sapiranga,Vanderlei Harff, há um aumento no número de piscicultores e a perspectiva é de que surjam novos mercados. “Esses alevinos poderão abastecer a Feira do Peixe, que vem aumentando o consumo, o que nos obriga a produzir mais”, indica.  
Outra meta é abastecer a merenda escolar. “São 20 mil alunos, em que a associação pretende se organizar para construir uma agroindústria” informa. O terceiro mercado almejado é a Feira do Produtor para estimular o consumo de peixes fora do período de Páscoa.
Encomenda de alevinos
A Prefeitura de Sapiranga fará a intermediação entre os piscicultores e os fornecedores de alevinos. Os interessados devem fazer a encomenda de alevinos na Secretaria de Agricultura do município até o dia 31 de janeiro na avenida João Corrêa, 808, das 12h30 às18h30. Serão distribuídos cinco tipos de alevinos: jundiá, carpas, tilápias, traíra e lambaris. A entrega será realizada no dia 5 de fevereiro às 12 horas, na Prefeitura de Sapiranga. 
Os meses de dezembro e janeiro são ideais. “É o período em que os alevinos estão bem formados e com um tamanho bom”, explica o secretário. Para 2014, a expectativa é intermediar a aquisição de 20 mil alevinos.
Barracão do produtor em Campo Bom
Após anos comercializando seus produtos em um local temporário, os agricultores familiares de Campo Bom terão um espaço exclusivo. Produtos frescos como frutas, verduras e vegetais, além de itens coloniais como mel, pães caseiros, queijos e doces em compotas serão vendidos no Barracão do Produtor (Av. dos Estados, esquina com a Rua das Olimpíadas).  
A inauguração do espaço deve ocorrer no dia 14 de fevereiro pela manhã. Cada uma das seis bancas terá 38 metros quadrados. O visual do espaço também foi pensado. Ele contará com pergolado e espaço para bancos, bicicletário e calçada de blocos de concreto ecológicos. A Prefeitura investiu R$ 186 mil na construção do espaço.
O coordenador da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Campo Bom, Claudinei Baldissera, avalia que a iniciativa irá valorizar os produtores, sem contar na localização do espaço, que é privilegiada e de fácil acesso. “Certamente será um estímulo para os campo-bonenses  adquirirem aqui na cidade produtos de qualidade, que muitas vezes buscam em feiras de outros município”, acredita.
Emater cita avanço
Claudinei Baldissera destaca que o espaço ainda recebe acabamentos.  “A Emater ainda não recebeu o local. Ele será e é um espaço esperado há algum tempo. O novo espaço é bem localizado e de bom acesso para a população”, comenta o coordenador da Emater local.