Municípios da região têm campanhas para celebrar o Novembro Azul

Prevenção | Ações em Araricá ocorrem desde o dia 4 de novembro

Região – Depois de uma programação intensa, alusiva ao Outubro Rosa e aos cuidados com a saúde feminina – em especial, à prevenção do câncer de mama -, agora as Prefeituras da região se voltam para o Novembro Azul, período em que a prevenção ao câncer de próstata e a saúde do homem é colocada em evidência.

Em Araricá, as atividades ocorrem desde quarta-feira da semana passada, dia 4 de novembro. A Estratégia de Saúde da Família de Araricá está fazendo uma série de encontros, ministrados pelo enfermeiro responsável pela unidade Dom Inácio de Loyolla, Régis Douglas Prestes. “Estamos promovendo encontros para falar sobre o câncer de próstata, assim como tratamento e cuidados. Também estamos abordando a questão da disfunção sexual masculina, um mal que acomete um a cada quatro homens”, explica. Os encontros, que acontecem às 14h, são gratuitos.

Importância da Saúde

O doutor Eduardo Mastalir, urologista na Clínica Mastalir, de Sapiranga, chama atenção para a importância de debater a saúde masculina. “Na verdade, o objetivo principal do Novembro Azul é a saúde do homem, algo que vai além da questão do câncer de próstata. Há uma certa resistência, que é uma questão cultural. Temos dados que mostram que cerca de 70 por cento dos homens com mais de 60 anos não vão a um médico, não tiram um momento para si, para se cuidar”.

“Como disse, não é só a questão da próstata: é um momento de promover a conversa com o médico, sobre questões como qualidade de vida, sexualidade, envelhecimento ou mesmo verificar uma pressão alta ou diabetes”, considera o doutor.

Saiba com quais ações cada município está trabalhando o Novembro Azul

Os encontros desenvolvidos pela Estratégia da Saúde da Família de Araricá ocorrem sempre às 14h, mas em locais diferentes. A última reunião, que ocorreu no dia 11 de novembro, foi sediada na sede da Igreja Assembleia de Deus, na Vila Grings. O próximo encontro, no dia 18, será na Estratégia da Saúde da Família Ana Neri, no bairro Imperatriz. Na outra quarta-feira, dia 25 de novembro, o espaço de projetos ambientais Sementinha, no Porto Palmeira, recebe o último encontro do mês.

Em Sapiranga, as atividades estão ocorrendo desde 7 de novembro, quando ocorreu a abertura das ações, no Residencial Ferrabraz, no bairro Horizonte. Os serviços disponibilizados no sábado foram de orientação odontológica, orientação médica, orientação de enfermagem, verificação de HGT, aferição de pressão arterial, avaliação odontológica, agendamento de CP, distribuição de material informativo e orientações da vigilância de endemias, além de palestra sobre os cuidados em saúde e também apresentações artísticas e culturais, brinquedos infláveis para as crianças e atividades recreativas com agentes do PIM. Diversas ações estão programadas para o resto do mês: nesta quinta-feira (12), ocorre orientações e exames, como testagem rápida de de HIV e Sífilis, na UBS Centenário. Diversas UBS do município recebeão atividades durante o mês, como a UBS São Jacó e João Goulart.

O médico sapiranguense, Eduardo Mastalir, promove várias palestras sobre o tema. Dia 16/11, às 14h, o debate ocorre na Câmara de Vereadores, no 20/11, às 16h, no Hospital Sapiranga, e no dia 21/11, a partir das 8h, Unidade de Saúde do Centro da cidade.

No município de Campo Bom, as ações iniciaram nesta quarta-feira (11), com uma palestra sobre a saúde do homem, no parque Délcio Lauer. No dia 16 agentes de saúde deverão promover uma ação que conta com intervenções em alguns itinerários de ônibus, oportunidade em que os passageiros serão alertados sobre a campanha. Aliada ao foco preventivo, a campanha também terá caráter solidário visando a arrecadação de bonés e chapéus para serem doados a pacientes em processo de quimioterapia. A caixa de coleta está disponível no Protocolo do Centro Administrativo Municipal. No sábado do dia 21, serão ofertados testes de HGT (diabetes), medição de pressão e encaminhamentos de exames no Largo Irmãos Vetter, das 9h às 11h.

Conforme Jerri Moraes, titular Secretaria Municipal de Saúde SMS, há grande importância em se discutir este assunto, oportunizar esclarecimento e formas de prevenção. Segundo ele, em Campo Bom há quatro casos diagnosticados de câncer de próstata, mas o foco da secretaria é chamar a atenção para a prevenção ao ponto de zerar este número.

No município de Nova Hartz, a Secretaria Municipal da Saúde, junto com os ESF’s Campo Vicente, Vila Nova, Imigrante e Liberdade estará promovendo ações nas UBSs, com data ainda a definir.