Municípios da região recebem novas doses de vacinas contra H1N1

Alta procura | Araricá estava sem doses da vacina desde o dia 30 de abril

Região – A procura por vacinas contra a gripe na região foi tanta que faltou doses para atender a demanda do público-alvo da campanha. No dia 4 de maio, a Prefeitura de Sapiranga anunciou que estava sem doses de vacinas em seus postos de saúde. No mesmo dia, a Prefeitura de Campo Bom anunciou que suspenderia temporariamente sua campanha, também por falta de doses. Para atender ao público-alvo da região, a Secretaria Estadual de Saúde está abastecendo os municípios com novas doses desde o início da semana. Em Sapiranga, foram recebidas 6,7 mil novas doses para serem distribuídas entre os postos de saúde.

A vacina para prevenção contra a H1N1 é gratuita para membros do grupo prioritário, como crianças de até cinco anos de idade e gestantes. Na região, já ocorreram duas mortes em 2016 causadas pela H1N1 (um caso confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde em Campo Bom e outro em Sapiranga).

Detalhes sobre a vacina

– Também integram o grupo prioritário para vacinas: puérperas, pessoas com 60 ou mais anos de idade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e Trabalhadores da Saúde.

– Em Sapiranga, cerca de 19 mil pessoas compõem o público-alvo da campanha. Com as 6,7 mil que chegaram aos postos na sexta-feira (4), Sapiranga totaliza 19,1 mil doses gratuitas para os grupos prioritários.

– Em Campo Bom, a vacina é realizada nas 12 unidades de saúde do município e no Centro Materno Infantil. Em Sapiranga, é possível fazer a vacina nas 10 Unidades Básicas de Saúde ou na Unidade Sanitária da cidade.

– A Campanha de vacinação ocorre até o dia 20 de maio (sexta-feira).

Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Sapiranga

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664