Municípios da região atuam constantemente no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti

Região – Todos os anos os municípios da região, assim como todo o país, realizam campanhas e ações focadas no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya. O trabalho vai desde visitas a residências, terrenos baldios e outros locais para verificar focos do mosquito, até o mais importante trabalho de todos, de conscientização da população. “O mosquito necessita de água parada para completar o ciclo de vida, de preferência água que fica em recipientes, pois não há tanta proliferação de outros predadores. Existe na cidade muitos residências com depósitos que contem água, isso se comprova nas visitas que os ACE realizam diariamente. É sabido que no verão o ciclo de vida se torna mais rápido, juntando os dois fatores: água parada e calor, a proliferação se torna realmente grande”, explica a Bióloga Mariana Land, Coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Bom. A Secretaria de Saúde da cidade possui ainda contrato com uma empesa terceirizada que realiza a aplicação de larvicida biológico em 17 pontos da cidade (próximo a valões), no qual é realizado o controle de larvas do mosquito, além de realizar vigia em 44 pontos estratégicos, realizar visitas e palestras sobre o tema.

Em Nova Hartz o trabalho é constante, como explica o Biólogo da Vigilância Ambiental, Edson Costa. “O trabalho é desenvolvido durante todo o ano, mas é intensificado com o aumento das temperaturas”, disse. A Secretaria da Saúde de Sapiranga também atua constantemente de maneira preventiva, orientando a população do risco iminente de uma epidemia das doenças, além da importância da colaboração para eliminar depósitos que possam servir de criadouros para o mosquito.

Principais bairros

Alguns pontos atraem mais o mosquito, e por isso devem ser de atenção redobrada. Em Sapiranga, os a Secretaria da Saúde alerta que localizou focos do mosquito em todos os bairros, mas os de maior incidência são Oeste, Centenário, Centro, Amaral Ribeiro. Em Campo Bom, por sua vez, os bairros que apresentaram maior foco no mosquito em 2018 foram as localidades Centro e Imigrante, contemplada pelos bairros Genuíno Sampaio, Centro (parte Norte), Aurora, Imigrante Norte e Ipiranga. Em 2019, as localidades Alto Paulista e Santa Lúcia, contempladas pelos bairros Alto Paulista, Firenze, Metzler, Solar do Campo, Santo Antonio, IV colonias e Santa Lúcia. Já Nova Hartz, em Vila Nova, Rosas e Campo Vicente.

 

Sapiranga na conscientização

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling destaca que a Prefeitura atua de modo a conscientizar a população sapiranguense dos riscos da proliferação do mosquito, causador de diversas doenças.

“Uma das prioridades da Administração é promover a prevenção. Desta forma, conversamos com as pessoas e realizamos campanhas de Combate e Prevenção à Dengue em Sapiranga, além de alertar sobre os problemas em decorrência da proliferação de mosquitos e, com eles, as doenças. Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya’’, destaca a prefeita Corinha Molling.

 

 

 

 

Cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito

Sempre que possível é preciso relembrar cuidados para evitar a proliferação do mosquito, então não deixe água parada; coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada; não jogue lixo em terrenos baldios; coloque no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, latas, garrafas vazias; mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais; encha de areia até a borda os pratinhos de vasos de planta e não deixe a água acumulada sobre a laje; remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; lave semanalmente com escova e sabão os tanques e utensílios utilizados para armazenar água; mantenha a caixa d’água, tonéis e barris sempre fechados com tampa. Filtre a água da piscina diariamente e use cloro com regularidade; use repelente durante o dia e reaplique diversas vezes.

Nota de redação: Na edição impressa circulou que o número de visitas em Sapiranga em 2018 foi de 2.784, e em 2019 o número não havia sido informado. No entanto, em 2018 o número correto de visitas foi de 27.790 e em 2019 de 4.837, totalizando 32.627 visitas.

Texto: Taylor Abreu

Fotos: Arquivo JR