Municípios colhem resultados na regularização fundiária

Habitação | Prefeituras atuam para regularizar loteamentos consolidados

As prefeituras da região têm se empenhado na escrituração de loteamentos e nos processos de regularização fundiária. De 2013 até 2016, conforme dados informados pelas Prefeituras, foram 1.715 terrenos escriturados no período (676 em Sapiranga, outros 365 em Campo Bom e 674 em Nova Hartz). E esse número deve aumentar ainda mais. Sapiranga está encaminhando processos de regularização fundiária de outros 1.204 terrenos. A meta da Administração é concluir este processo até o final de 2016. Recentemente, a Prefeitura de Araricá também fez a entrega das escrituras para famílias do Loteamento Morada Nobre.

Em Campo Bom, a Prefeitura fez a regularização de dois loteamentos populares entre 2013 e 2016. O Loteamento Popular Morada do Sol II, em 2015, que possui 55 lotes e o Loteamento Popular Morada do Sol I em 2014, com 310 lotes.

Em Sapiranga, os moradores do Loteamento Vida Nova puderam conferir os trâmites que a Prefeitura vem tomando para que as moradias fiquem dentro da lei. “Estamos buscando deixar tudo dentro da lei para que as pessoas possam ter a segurança da escritura da sua casa”, destacou a prefeita Corinha Molling. O passo seguinte no Loteamento Vida Nova é o encaminhamento das famílias para o repasse do lote em nome dos moradores.

Em março, moradores do Loteamento João Goulart, assim como já havia ocorrido em janeiro com moradores dos loteamentos São Jacó Residencial, Sol Nascente, Por do Sol e Cooperhab Cohab, participaram das reuniões sobre o trabalho de regularização. Em dezembro do ano passado, o Departamento de Regularização Fundiária já havia entregue à prefeita Corinha Molling as escrituras individualizadas do Loteamento Travessa Majé, que também está programado no cronograma de encontros de esclarecimento.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664