Municípios buscam formas mais seguras de receber seus impostos e tributos

Para evitar assaltos | Pagamentos via cartão são considerados

Região – A cada início de ano, surgem os calendários de pagamentos de impostos e o contribuinte precisa se organizar para quitar os valores logo nos primeiros meses. E muitas vezes, isso implica em sair de casa com o dinheiro contado para pagar o IPTU, por exemplo – já que muitas prefeituras não aceitam pagamentos de tributos em cartão, seja de débito ou crédito.

É o caso, por exemplo, de Sapiranga e Nova Hartz (cuja Administração já expressa interesse em implantar sistemas mais modernos de pagamento).

Em Sapiranga, a Prefeitura Municipal atualmente não aceita nenhum tipo de pagamento na tesouraria. Para todas as taxas e IPTU são geradas guias para pagamento em bancos. Conforme a Administração Municipal, esta decisão foi tomada por motivos de segurança.

Segurança e custos

Conforme o professor Sérgio Nikolay, vice-diretor Administrativo Financeiro e coordenador do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), a adaptação de uma administração, seja pública ou privada, para receber pagamentos via cartão de crédito, passa por alguns critérios. “Há o viés da segurança e do controle, e o viés do custo. Toda administração necessita de segurança, ainda mais com os recentes tumultos gerados por furtos, que vêm ocorrendo de forma avassaladora. Quanto mais adotarmos mecanismos em que não se transite com dinheiro vivo, melhor.” De acordo com o professor, isso implica em custos – “mas talvez é um custo que é preciso ter, pela segurança”, considera Nikolay.

Mudanças nos pagamentos em Nova Hartz e Campo Bom

Conforme a Prefeitura de Nova Hartz, a administração anterior aceitava apenas pagamento em dinheiro.Porém, é de interesse da nova gestão implantar sistemas que modernizam e facilitam os processos, tanto para o contribuinte, quanto para o município.

Em Campo Bom, município que sofreu duas vezes com roubo de contribuições do IPTU (no final de janeiro deste ano e também no final de janeiro de 2016), o prefeito Luciano Orsi já declarou que as formas da Prefeitura receber os pagamentos de impostos serão revistas, e não descarta implantar pagamentos via cartão de crédito ou débito. O sistema do posto bancário da Prefeitura também deverá ser revisto, em breve.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664