Mulheres na política: Mães, Avós e Vereadoras

A experiência enriquecedora e fantástica de ser mãe é também o motivo de muita alegria e orgulho para qualquer mulher. A responsabilidade e o cuidado com os filhos, o zelo com a educação das crianças fortalecem e capacitam essas mulheres para buscar novas perspectivas de vida, seja para melhorar o futuro de seus filhos, como também de toda a comunidade onde estão inseridas. E é dessa forma que a região se destaca com a atuação parlamentar das vereadoras em diferentes cidades. As “mães vereadoras” estão presentes em Sapiranga, Campo Bom e Araricá. Se ainda não são maioria nos plenários dos Legislativos, a atuação como parlamentar precisa dividir espaço no cuidado com filhos, netos e toda a família. Em Campo Bom, todas as três vereadoras no exercício do mandato já tiveram a graça de ser mãe; em Sapiranga, duas das três vereadoras também tiveram essa felicidade e em Araricá, todas as cinco vereadoras também dividem o seu tempo entre o cuidado com a cidade e com os filhos. Nas páginas ao lado, o Grupo Repercussão apresenta a manifestação de cada uma delas, contando como se realizam as atividades parlamentares e maternais. Confira.

 

Vereadora Jordana de Lima – Araricá 
Ser mãe é um desafio diário e ser política também. Para mim a maternidade chegou cedo, aos 14 anos, mas hoje percebo que isso fez eu me tornar a pessoa que sou, forte e determinada. Minhas filhas são meu alicerce, minha motivação diária, cheguei a vereança com o apoio e a ajuda delas, pois saíram comigo nas ruas na campanha. Sou privilegiada por Deus por ser mãe delas. Sou multitarefas, mas de todas essas tarefas a que mais me realiza é ser mãe!

Vereadora Professora Sandra Orth – Campo Bom
Ser mãe me tornou uma mulher mais forte, mais determinada e capaz de compreender o significado da palavra amor. Com certeza mudou a minha vida pra sempre, pois com eles, nunca mais me senti sozinha, sei que preciso fazer
o meu melhor sempre. A vida políticatambém exige muito, mas acredito na capacidade das mulheres em realizar várias atividades ao mesmo tempo, e com muita qualidade. Meus filhos são muito presentes no meu dia a dia político, eles acompanham, participam e se envolvem nos meus projetos e ideias, esta parceria faz toda a diferença.

Vereadora Kayanne Braga – Campo Bom 
Mães possuem capacidade de ouvir o silêncio. Adivinhar sentimentos. Encontrar a palavra certa nos momentos incertos. Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir. Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar. Sua existência é em si um ato de amor. Gerar, cuidar, nutrir. Amar, amar, amar… Amar com um amor incondicional que nada espera em troca. Afeto desmedido e incontido. Mãe é um ser infinito. Desde que me tornei mãe, uma parte de mim nunca mais será a mesma, a maternidade é justamente isso: transformação. Parabéns às mães sensíveis, fortes, poderosas, guerreiras! Parabéns mães de sangue, de criação, de afeto sem fim!

Vereadora Janice Machado – Araricá
Ser mãe é, sem dúvida, a melhor parte de mim. O instinto materno é cuidadoso e atencioso e eu tenho certeza que nós, mães e atuantes na política, exercemos esse sentimento, não só com nossos filhos, mas com toda a comunidade, eu especialmente com a comunidade de nossa Araricá.. O zelo que tenho por meus filhos fez de mim uma vereadora compreensiva e com um olhar delicado para com nossa cidade, que merece uma atenção de mãe para filho. Um feliz e abençoado Dia das Mães para todas mães!

Vereadora Olivia Steigleder – Sapiranga
Ser mãe é ter a certeza da divina criação de Deus, é ter a oportunidade de cuidar e amar um ser especial. Ser mãe do Leonardo é aprender com ele que tudo vale a pena. A relação de mãe e filho quando pequeno é zelar para que cresça com saúde. Quando adulto, é receber infinitamente mais amor, parceria, reconhecimento, e coleguismo, pois meu filho e eu temos a mesma profissão. Sou agradecida a Deus por me dar a oportunidade de cuidar deste filho maravilhoso. A relação de mãe, professora, vereadora é poder estar em contato com outras mães e poder dividir situações, problemas e sugestões coletivas. Um abençoado Dia das Mães a todos que incondicionalmente amam e crescem todos os momentos com seus filhos.

Vereadora Maele Garcia – Araricá
Ser mãe é se desdobrar entre os compromissos da vida diária, entre o envolvimento do trabalho, da casa, da faculdade, sem deixar de lado a parte mais importante, a parte essencial que nos impulsiona a seguir sempre em frente apesar de todos os desafios: nossos filhos!
Os filhos são o orgulho dos pais, deixam a vida mais leve e melhor de ser vivida. Desfrutar de momentos ao lado deles é sempre proveitoso, emocionante, gratificante…
Desejo a você, querida mãe, guerreira, dedicada, trabalhadora, um excelente dia das mães, repleto de saúde e muitas alegrias na companhia de seus filhos! Feliz dia das Mães!

Vereadora Mari Dapper – Araricá
Ser mãe em tempos modernos não é tarefa fácil. Abraçamos o mundo e nos dividimos em dez, escondemos o cansaço por trás de uma super mulher!
Ser mãe é um aprendizado eterno e despertar de amor e amadurecimento!
Obrigada, filha. Você e meu neto são meus tesouros. Parabéns a todas as mães.

Vereadora Professora Tanara – Araricá
Ser mãe e exercer uma função importante na cidade pra mim é um grande desafio, que com muito esforço, dedicação e organização torna-se possível resguardar tempo para a família e conciliar compromissos frente a vereança. Feliz Dia das Mães!

Vereadora Rita Della Giustina – Sapiranga
O verdadeiro poder de uma mulher está na capacidade de ela ser quem realmente é. Sou a mãe da Juliane (25 anos) Gabriel ( 19 anos) e Davi Antônio ( 5 anos), mãe-sogra do Leandro e do Lucas. Sou realizada e infinitamente feliz com os meus filhos e com a minha filha!
Ser mãe é uma realização, uma dádiva, para quem desejar ser! E não deixa de ser um desafio diário para todas nós. Unir nossas tarefas, nosso trabalho, nossa vida de estudante, concurseira com a atividade materna é, sim, desafiador. Agora, unir a maternidade com a vida política é ainda mais desafiador, mas é um desafio que estou disposta a aceitar, pois o fato de ser mãe e hoje estar vereadora me faz querer lutar ainda mais para que aquela criança, aquele jovem possa ter uma educação de qualidade, para que aquela mãe possa ter um salário digno para poder cuidar bem de seu filho, de sua filha. Por isso, conciliar a maternidade e a vida política é para mim a força e a aprendizagem que me fazem entender a necessidade da outra mãe e querer o melhor para a nossa sociedade!

Vereadora Professora Gênifer Engers – Campo Bom
Ser mãe foi sem dúvidas a maior realização da minha vida. Quem conhece a minha história sabe que foram mais de 4 anos de tentativas, procedimentos sem resultados e inúmeras frustações ao ver os testes darem negativo. Com endometriose e baixa reserva ovariana, meus filhos, de gestações naturais, são o maior presente que Deus poderia me dar e que me transformam a cada dia em uma pessoa melhor. E foi por eles que resolvi entrar na política, pois todos sabemos que para podermos modificar, melhorar e construir novos modelos, precisamos ser agentes transformadores e estarmos envolvidos em todas as pontas, e estando vereadora tenho a oportunidade, de forma ativa, de auxiliar na construção de políticas públicas em todas as esferas. Para conciliar, tenho a minha rede de apoio, minha família, que me dá forças, me incentiva e acredita assim como eu em um mundo melhor! Ser mãe e vereadora, eu vejo como a possibilidade de exercer a maternidade não apenas para os meus filhos, mas para todos os filhos de nossa Campo Bom.