Mulheres empreendedoras de Sapiranga mostram exemplos que inspiram

O Brasil se destaca no mundo por ter uma presença feminina no empreendedorismo muito grande, e apresenta números próximos entre homens e mulheres que empreendem. Em Sapiranga, esse cenário é uma realidade. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, que é presidida por Clarice Strassburger, coleciona algumas histórias de superação e sucesso.

 

Diretora e responsável técnica por um laboratório de análises clínica, Fernanda Pagel, dedicou-se durante aproximadamente dez anos aos estudos para ser farmacêutica-bioquímica. Fez graduação e pós graduação. “Meu maior desafio foi quando o meu pai, proprietário e diretor do Laboratório Pagel, faleceu. No dia seguinte eu era a diretora do laboratório. Os anos de estudo até aquele momento me deram preparo para assumir a parte técnica do negócio. Mas eu nunca havia gerenciado uma empresa, nem estudado para isto. Os primeiros anos foram muito difíceis, com mais erros do que acertos. Felizmente os acertos, certamente os erros também, fizeram o laboratório prosperar e eu acabei me tornando uma administradora, além de farmacêutica-bioquímica”, descreveu.

A empresária Janete Tormes, relata os desafios que foram superados para construção do seu negócio. “Fui impulsionada a sair da zona de conforto. Com muita coragem e determinação fui atrás do meu sonho do empreendedorismo. Hoje é gratidão. Desejo um feliz dia para nós mulheres empreendedoras e empoderadas”, afirma.

Elisabete Roth, esteve por 35 anos na carreira corporativa. O desafio de entrar no mundo do empreendedorismo foi grande. “A maior dificuldade foi o sentimento de solidão que tive em situações tão importantes que estavam acontecendo. Eram coisas novas como aprender a vender e criar conexão com os clientes. Diante disso tudo sentia que estava sozinha. Por essa razão que eu procurei a CDL Sapiranga. Busquei pessoas que podiam me introduzir nesse mundo do empreendedorismo que era totalmente novo para mim. Além disso, sempre morei em Sapiranga, mas trabalhei por muito tempo fora, então eu muitas vezes me sentia como se fosse uma visitante”, contou.

Segundo dados Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões (48%) são mulheres.

Por PlayPress/Marcelo Matusiak