Movimento MTD ocupa área de terra particular em Sapiranga

Dezenas de famílias do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito (MTD) ocupam, desde a madrugada deste sábado (2), uma área de terras ao lado do Loteamento Pinheirinhos, no Bairro Amaral Ribeiro. A reportagem do Jornal Repercussão contabilizou cerca de 20 barracos que foram levantados até a manhã deste sábado, mas a previsão do MTD é que cerca de 150 famílias se instalem no local durante o dia. 
De acordo com a líder do movimento, Juliana Camargo, 32 anos, a luta dos manifestantes é por moradia. “Aqui em Sapiranga, o MTD já existe há uns oito anos. Temos muitas famílias vivendo em situações precárias, tendo que pagar o aluguel, luz e água e ganhando apenas um salário mínimo. Muitas também estão sendo despejadas. Já fizemos várias cobranças na Prefeitura. Não temos previsão de sair aqui do local. Vamos fazer nossa moradia aqui porque é uma área que está parada. Vamos buscar informações sobre quem realmente é o dono desta área de terras, porque ainda existem informações desencontradas. Temos famílias de outras cidades que vieram para nos ajudar no movimento também”, disse Juliana. 
Representantes do Sindicato dos Sapateiros e do Sindicato dos Metalúrgicos também estiveram no local manifestando apoio para as famílias.

PREFEITURA DE SAPIRANGA COMENTA O CASO:
A Prefeitura de Sapiranga disse que não irá tratar sobre o tema da invasão, tendo em vista que a área de terras é particular. Porém, sobre a luta do MTD pela moradia, a Administração destaca projetos de Habitação pela cidade, como as casas que estão sendo construídas no Bairro São Jacó e devem contemplar mais de 100 famílias de baixa renda no início de 2016. A Prefeitura ainda destaca que todos os cidadãos com interesse em moradias populares e que se enquadrem nos critérios estabelecidos, devem manter o cadastro atualizado na Secretaria da Habitação da cidade.