Movimento em prol da Uni-Vales promove o ensino público, gratuito e de qualidade na região

Região – Em recente agenda em Porto Alegre, o coordenador do movimento em defesa da criação de uma Universidade Pública Federal na região dos vales do Sinos, Encosta da Serra e Paranhana, Domingos Alexandre, visitou o deputado estadual Edegar Pretto.

Na ocasião, uma das pautas foi a próxima ação do movimento pela conquista de uma instituição de ensino para a região. Com isso, em breve será divulgado novo abaixo-assinado virtual nas redes sociais, assim como, o nome definitivo da causa, pois ‘Uni-Vales’ é uma nomenclatura provisória. Visto que, os Vales do Sinos e Paranhana são regiões com mais de um milhão de habitantes que não possuem a alternativa de cursar o ensino superior de forma pública, gratuita e de qualidade, o movimento visa conquistar uma universidade federal que seja nestes moldes, tratando-se de um novo cenário para a região. A causa é o anseio dos cidadãos que veem a educação como a maneira de emancipação e a via mais rápida de desenvolvimento do Brasil. Com isso, Pretto demonstrou estar sintonizado com o projeto, uma vez que, afirmou que a educação terá lugar de destaque em seu plano de governo e empenhou apoio irrestrito à causa.

Alexandre atesta que a luta por uma universidade federal para esta região teve início ainda em 2008, quando ocupava a Secretaria do Planejamento de Sapiranga. Posteriormente, coordenada por lideranças sindicais, a iniciativa esgotou-se juntamente com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Atualmente, o movimento em prol da Uni-Vales, conta com uma direção constituída e baseada em Sapiranga e com integrantes em vários municípios da região. Desse modo, engloba 23 municípios, sendo: Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Lindolfo Collor, Portão, Santa Maria do Herval, Picada Café,
Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Riozinho, Rolante, Três Coroas, Igrejinha, Taquara, Parobé, Nova Hartz, Araricá, Sapiranga e Campo Bom.