Motor 3 cilindros do novo Gol é uma das novidades da Volks

Baixo consumo | Promessa da versão 1.0 é rodar 13 km/l na cidade e 17 km/l na estrada

A Volkswagen deu sobrevida à atual geração do Gol, a geração 5, enquanto o esperado G6 ainda não chega. Custando a partir de R$ 34.890, o modelo 2017 passa a ter direção hidráulica de série, mas ar-condicionado ainda é opcional. O visual mudou, o motor 1.0 agora é de 3 cilindros e o modelo ganhou moderna central multimídia – opcional.

Essa renovação, que também chegou ao Voyage, poderia ser apenas mais um remendo, um pouco antes do Gol totalmente novo chegar, mas a empresa ficou sem escolhas com a queda nas vendas do finado “carro mais vendido do Brasil” e teve que mudar bastante.

As novidades foram efetivas, mas chegaram tarde. Se o Gol tivesse recebido essas melhorias antes, talvez ainda estivesse brigando pelo topo e não fosse um dos “lanterninhas” do segmento de entrada, ficando fora até do top 10 de carros mais vendidos do país, como mostram os números da associação de concessionárias brasileiras nos 2 primeiros meses de 2016.

Como o atual líder de vendas, o Chevrolet Onix, faz sucesso com a central multimídia MyLink, a resposta da Volkswagen foi trazer a App-Connect, sistema que já havia aparecido no Fox e em outros carros da linha da marca. A vantagem do sistema do Gol é permitir espelhamento com smartphones Apple e Android.

Todos os rivais, incluindo Onix, Ford Ka, Hyundai HB20 e Fiat Palio, apostam em pacotes de entrada mais completos.