Morre Niria Fernandes, uma das primeiras comerciantes de Sapiranga

Sapiranga – Faleceu nesta quarta-feira, 20, Niria Esther Schmidt Fernandes, aos 85 anos. Dona Niria, sempre muito ativa na comunidade católica, ano passado foi homenageada durante a Festa da Igreja. Também sempre ajudou a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sapiranga e, junto com o marido, ajudaram nas reformas da Escola Imaculado Coração de Maria. Familiares recordam que ela somente parou de ajudar quando não pôde mais, devido ao seu estado de saúde. Ela deixa três filhos (sendo um deles a professora e historiadora Dóris Rejane Fernandes), e três netos.

Foi o pai de Niria quem doou as terras onde hoje estão localizados pontos como o Centro Evangélico, Escola Duque, ainda Praça da Bandeira e Cemitério Velho. Dona Niria começou a trabalhar com 13 anos em uma loja então localizada próxima ao prédio onde hoje funciona o Museu. Depois disso, trabalhou com o marido, Adão Fernandes, que foi o primeiro ciclista de Sapiranga. Eles começaram com loja de bicicletas e consertos, depois passaram a vender fogões e geladeiras, e mais tarde também foram representantes de gás.

Conforme a Funerária Gerson, que fará o serviço funeral, o velório está sendo realizado na sala A do Centro. A cerimônia religiosa está marcada para às 16h desta quarta-feira, 20, seguida pelo sepultamento, no Cemitério Bom Fim.