Morre Fábio Barreto, diretor do filme Paixão de Jacobina

Morreu na noite desta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro, o cineasta, ator, produtor e roteirista Fábio Barreto. A causa da morte não foi divulgada, mas o diretor de Paixão de Jacobina, O Quatrilho e Lula, o Filho do Brasil estava há nove anos em coma, após um grave acidente, ocorrido em 2009.

Fábio sofreu o acidente em dezembro de 2009, quando voltava do Aeroporto Internacional Tom Jobim.  Em certo momento, o diretor tentou desviar de um outro veículo e acabou capotando. Segundo uma testemunha, o cineasta, que estava sozinho no carro, teve o veículo fechado pelo automóvel e despencou de uma altura de quatro metros, para a outra pista.

Carreira

Um dos nomes mais importantes do cinema nacional, Fábio Barreto dirigiu 13 filmes. O mais polêmico foi o drama biográfico Lula, o Filho do Brasil, baseado no livro de Denise Paraná, que conta a trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O diretor sofreu o acidente logo após finalizar o longa-metragem e não assistiu a sua estreia.

Fábio Barreto foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por O Quatrilho, baseado no livro homônimo de José Clemente Pozenato, e estrelado por Glória Pires e Patrícia Pillar. O filme sobre dois casais vivendo juntos numa mesma casa na zona rural do Rio Grande do Sul, nos anos 1910, foi um grande sucesso de público e bilheteria e se tornou um clássico

Filmografia 

2009 – Lula, o Filho do Brasil
2007 – Donas de Casa Desesperadas (série de TV)
2007 – Nossa Senhora de Caravaggio (filme)
2002 – A Paixão de Jacobina
2000 – De Conversa em Conversa (curta-metragem)
1997 – Bela Donna
1995 – O Quatrilho
1991 – Lambada (filme)
1988 – Luzia Homem
1986 – O Rei do Rio
1984 – Índia, a Filha do Sol
1978 – Mané Garrincha (curta-metragem)
1977 – A Estória de José e Maria (curta-metragem)