Moradores revoltados pela demora da AES Sul

Região – Os municípios  do Vale do Sinos ainda não haviam presenciado tamanha demora para o restabelecimento de um serviço, como o que vem ocorrendo há uma semana no Vale do Sinos. Há registros de pessoas que ficaram mais de 72 horas sem energia elétrica. São milhares de reclamações, depoimentos na internet, histórias e casos de perdas de produtos alimentícios e complicações devido aos temporais e rajadas de vento que ultrapassaram os 150 km/h.
O gerente da AES Sul no Vale do Sinos, Nilton Magalhães dos Santos, assegura que 90% do sistema afetado foi reconstruído e que na terça-feira (4) havia menos de 10 mil pessoas sem energia elétrica. “Buscamos trabalhadores em outras cidades para atender. Multiplicamos por dez o atendimento”, conta.
Afetados em Campo bom chegam a 300
Conforme cálculos preliminares da Prefeitura de Campo Bom, mais de 300 famílias foram atingidas pelo temporal. Entre os bairros mais afetados estão o Operária, Celeste, 25 de Julho, Paulista, Porto Blos, Vila Rica, Barrinha, Dona Augusta e Imigrante Norte e Sul. Até a terça-feira (4) cerca de mil residências ainda estavam sem energia elétrica na cidade. Sem luz, a Corsan também apresentava dificuldades para abastecer 2% das residências de Campo Bom.
Sem água e luz em Sapiranga
Inconformados com a lentidão para o restabelecimento no fornecimento de energia elétrica, cerca de 50 moradores das Ruas Pará e Santa Rita, no bairro Vila Irma, em Sapiranga,  interromperam a rua na segunda (3) e protestaram. Tudo começou na quinta-feira (30 de janeiro) quando os moradores ficaram sem luz devido a um curto-circuito em um transformador do bairro. 
g Moradoras relataram que a AES Sul esteve no local na sexta-feira (31), quando desligou e religou o transformador, que voltou com a potência de aproximadamente 400 volts, causando a queima de vários eletrodomésticos e eletroeletrônicos das residências. A AES Sul orienta os clientes que tiveram algum equipamento queimado que procure um ponto de atendimento.