Moradores não comparecem a 13% das consultas e exames

Região – Horas na fila esperando para marcar uma consulta não parece ser o suficiente para algumas pessoas. Os municípios da região enfrentam dificuldades com a demanda de necessidades, agendam consultas e encaixam horários. Mas em média, 13% dos pacientes não comparecem às consultas marcadas na regiao. Isso se torna uma problemática pois muitas pessoas que estavam necessitando realmente da consulta, não conseguem, podendo até mesmo piorar o seu problema de saúde.
No município de Campo Bom, nos três primeiros meses de 2013, a Prefeitura registrou um índice aproximado de 16% de pessoas que não compareceram às consultas com especialistas agendadas junto ao Estado. A secretaria de Saúde do município faz o agendamento de consultas e exames de aproximadamente 85 especialidades. “Outro problema são as ausências na rede de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Em Campo Bom nossas unidades registram 17% de faltosos”, conta o prefeito Faisal Karam.
Em Sapiranga, dos 16.760 atendimentos médicos e odontológicos no mês de março, disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde, cerca de 14% não comparecem às consultas agendadas. A secretária da Saúde de Sapiranga, Tânia Mylius, afirma que sempre quando há pacientes agendados e os mesmos não comparecem, realizam encaixe de pacientes que comparecem no dia do atendimento – “Infelizmente, o não comparecimento muitas vezes impede que outras pessoas que estejam precisando consigam atendimento médico, além de acarretar ociosidade no trabalho dos profissionais de saúde (médicos e odontológicos)” – ressaltou Tânia.