Moradores do Firenze se unem para comprar e instalar câmeras de monitoramento em rua

Campo Bom –  Cansados de serem vítimas constantes de assaltos, moradores da rua Aurélio Haubert, no loteamento Firenze, bairro Metzler em Campo Bom, se uniram para a aquisição e instalação de câmeras de segurança.

Segundo Tatiani Muniz, moradora há 7 anos do local, duas casas localizadas na rua já foram assaltadas: “nosso bairro é alvo constante de arrombamentos, até reunião da Associação dos Moradores com a BM já tivemos, mas não temos um policiamento efetivo aqui no bairro. Por isso resolvemos nos unir. Cada casa pagou um valor e nós mesmo fazemos nossa segurança”.

Foram instaladas quatro câmeras voltadas para a rua, as quais todos os moradores têm acesso remoto por meio de um aplicativo de celular, podendo acessar as imagens de qualquer lugar.

Julian Gress, também morador, garante já perceber mudanças quanto a segurança no local, afirmando que já “diminuiu a circulação de veículos estranhos na rua”. Tatiani confirma: “nos sentimos mais seguros sim, pois a nossa rua é sem saída, então, normalmente só entram moradores, e agora com as câmeras conseguimos monitorar qualquer pessoa ou carro diferente que estiver aqui”.

Integração ao videomonitoramento da BM

O secretário de Segurança de Campo Bom, Rosalino Seara, parabenizou a ação, mas também afirmou ser importante entrar em contato com a Secretaria Municipal de Segurança, para que as câmeras sejam compatíveis com o sistema integrado, planejado para funcionar juntamente com a sala de videomonitoramento da Brigada Militar, bem como se já não há a instalação de câmeras públicas, instaladas pela Prefeitura, prevista no local.

O presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Pedro Rogério Martins Duarte, elogiou a ação dos moradores justificando: “a cada dia se vê só piorar essa questão (da segurança). Então, nós temos que tomar algumas atitudes preventivas e que possam auxiliar também os órgãos de segurança, e a comunidade de Campo Bom sempre foi atenta a estas questões”.

Duarte também destacou a importância da integração das câmeras com a Brigada Militar: “assim que a gente conseguir interligar essas câmeras, nós vamos ganhar agilidade. Nós vamos trabalhar não só na prevenção, mas também, observando alguma situação suspeita ou um crime acontecendo, que a gente possa dar um respaldo a altura para a comunidade, detendo este meliante”.

Iniciativa é avaliada

Rosalino Seara, secretário de Segurança de Campo Bom – “Queremos também incentivar a colocação de câmeras em prédios e casas, voltadas para vias públicas, que poderão ser monitoradas pelas forças policiais e guarda municipal. Ações deste tipo são importantes para otimizar os serviços das polícias.”

 

 

 

Pedro Rogério Martins Duarte, presidente do Consepro – “A importância dessa ação dos moradores e vizinhos, de instalar câmeras de monitoramento nas ruas, isso é uma atitude nobre em virtude da situação que estamos vivendo em nosso país”.