Moradores de loteamento reclamam de água imprópria em Nova Hartz

Nova Hartz – O Grupo Repercussão recebeu reclamações de moradores do Loteamento Belmote, de Nova Hartz, devido a água imprópria para consumo do poço artesiano comunitário. A obra contou com recursos da Caixa Econômica Federal.

 

Responsável pelo abastecimento do loteamento que possui 160 residências, a Autarquia Águas da Nascente identificou o problema em dezembro de 2022 e, desde então, trâmites são realizados para solucionar o abastecimento. “Como o loteamento foi entregue há pouco tempo, notificamos a loteadora para solucionar o problema, que a princípio, está solucionado. Estamos monitorando diariamente o abastecimento”, diz o superintendente da Autarquia, Ronei Oliveira.
Segundo Jorge Pinotti, diretor técnico da Construtora Vasco, empresa responsável pela construção das casas do Loteamento, a sujeira na água foi constatada em duas ocasiões. “Um cliente, acidentalmente, perfurou o cano de abastecimento e, na segunda oportunidade, ocorreu em virtude de que durante o processo de interligação do novo poço ao reservatório atingiu-se novamente a tubulação que interliga o reservatório nas casas do empreendimento”, afima o técnico.
Embora o empreendimento esteja com a rede de abastecimento adequada para a quantidade de unidades, a falta de chuvas e a estiagem são problemas recorrentes. “Por esse motivo, a Vascocivitas e a Habitasinos ensejaram esforços para providenciar a construção de um novo poço visando minimizar os danos decorrentes da estiagem, bem como contrataram abastecimento de água através de caminhões pipa para atender aos nossos clientes nesse período de ausência de chuvas”, finaliza Pinotti.

Contrato com a Corsan desde 2020

Em 2020 foi assinado um contrato de programa de água e esgotos padrão entre o município e a Corsan, porém, ainda não entrou em funcionamento.
O Grupo Repercussão entrou em contato com a Companhia para saber em que estágio está os projetos para implantação das redes de água em Nova Hartz. Confira.
GR: No momento, qual o estágio que se encontra esse planejamento?
Corsan: O projeto está finalizado e o assentamento de redes para encampação do sistema deve iniciar ainda neste ano.
GR: Há alguma sinalização de quanto a Corsan pretende investir na cidade nos próximos anos?
 Corsan: Aproximadamente R$ 23,4 milhões para universalização dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, conforme prazo disposto no Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
GR: Alguma ação para iniciar neste semestre ou no segundo semestre?
 Corsan: No que tange ao sistema de abastecimento de água, o assentamento de redes de distribuição deve iniciar ainda neste ano. No que se refere ao sistema de esgotamento sanitário, será adotado o sistema individual e tratamento do lodo de fossas em central regional, também a iniciar neste ano.

Pronunciamento da Caixa Econômica

“A CAIXA, na qualidade de agente financeiro, informa que o Loteamento Belmonte, localizado em Nova Hartz, foi financiado com recursos FGTS, com início no ano de 2019, sendo de responsabilidade da construtora a entrega do empreendimento com a solução de água, de acordo com os projetos aprovados pelo Ente Público e concessionária”.