Moradores da região enfrentam dificuldades com energia elétrica e água

Região – Moradores das cidades da região ainda sentem o impacto do temporal que atingiu o Estado nesta segunda-feira (25). Em Sapiranga e Campo Bom, vários bairros estavam sem fornecimento de água e energia elétrica, na manhã desta terça-feira (26). Postes também caíram na pista lateral da RS-239, em Sapiranga (foto).

Em nota, a AES Sul informou que o temporal trouxe ventos de mais de 90 km/h ao Rio Grande do Sul, provocando danos na rede elétrica em municípios das regiões Central, Vales e Metropolitana. No pico do temporal, 200 mil clientes foram atingidos. Hoje, 50 mil ainda estão sendo atendidos pela concessionária, que revela que Campo Bom e Sapiranga estão entre os municípios mais atingidos pelo temporal: nos dois municípios há aproximadamente 16 mil clientes sem energia elétrica. Em Araricá, 80 clientes aguardam a normalização do serviço.

A AES Sul ainda faz um alerta, para que ninguém se aproxime ou toque em quaisquer equipamentos da rede elétrica, pois não é possível saber se eles estão ou não energizados, correndo risco de provocar acidentes graves. Para qualquer problema com a rede, é preciso chamar a AES Sul.

Conforme a Corsan, a interrupção do abastecimento de água se deve à falta de energia elétrica, pois um poste próximo à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Campo Bom caiu, afetando toda a localidade. Em nota, a Corsan ainda afirmou que após o retorno da energia, a normalização do abastecimento deverá ocorrer gradualmente, com previsão de retorno para as 23h de hoje (26).