Montevidéu agrada aos urbanos e praianos

Em um só lugar | Cidade oferece praias e muita cultura aos seus visitantes

Para aqueles que quiserem viajar, mas não conseguem se decidir se preferem praias ou parques e museus, Montevidéu é a cidade perfeita. A relativamente tranquila capital do Uruguai oferece boa gastronomia, praias, parques, museus e arquitetura antiga, além de uma respeitável vida noturna. Tudo isso em um destino só.

Uma das melhores épocas para visitar a cidade é no início do ano, quando a cidade promove vários eventos. Normalmente realizado ou em janeiro ou fevereiro, o Desfile das Chamadas, que ocorre pelas ruas de Montevidéu, anima o Carnaval ao som do candombe (ritmo afro-uruguaio tocado com tambores). Em março, há um evento que soa familiar: a Festa da Pátria Gaúcha inclui até concurso de construção de ranchos, além de acampamento histórico, desfile e competições a cavalo. No final do mês, a temática continua com a Semana Crioula, que homenageia as tradições do campo por meio de organização de rodeios, trovas, danças folclóricas e comidas típicas. Quem quiser aproveitar o calor para conhecer a capital uruguaia, deve programar sua visita entre os meses de novembro e março, quando as máximas chegam a 30°C e o sol está bem forte.

Praia durante o dia, bares e restaurantes à noite

Por muitos motivos, os gaúchos se adaptam muito bem à capital uruguaia. Um deles é o quão frequente é possível encontrar, pelas ruas e na praia, pessoas tomando mate e carregando suas cuias, bombas e garrafas térmicas. Assim como no Rio Grande do Sul, os uruguaios mantém o hábito mesmo durante o verão.

E por falar em verão, a praia mais frequentada de Montevidéu é a Praia de Pocitos, com sua larga faixa de areia, cercada por vários bares e restaurantes. O conselho é retornar ao bairro durante a noite, para conferir os agitados pubs e boliches (como se chamam as discotecas no Uruguai e na Argentina). Outra facilidade da capital do Uruguai é sua proximidade com algumas cidades vizinhas interessantes, como a famosa Punta del Este, que fica a duas horas de distância, com suas renomadas praias, marinas e cassinos. Um pouco menos distante é Piriapolis, pequeno balneário também famoso no país.

Outra atração muito visitada pelos turistas é o Mercado do Porto, que fica ao lado do terminal de cruzeiros do município. Lá é possível adquirir suvenires e provar o melhor da culinária local – também presente nos restaurantes que ficam nas ruas próximas do lugar. No Mercado, a maioria das lojas aceita dólares, pesos uruguaios e reais. Outro ponto turístico é a Avenida 18 de Julho, que conta com muitas lojas e casas de câmbio espalhados por toda sua extensão.