Monitoramento do Rio dos Sinos e visitas a arroios marcam a Semana das Águas de Campo Bom

Por Prefeitura de Campo Bom 

Iniciou no dia 16 e segue até esta quinta-feira, 24, a Semana das Águas de Campo Bom, promoção conjunta das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Meio Ambiente.

 

Objetivo do evento é discutir e refletir sobre as riquezas da Bacia do Rio dos Sinos e os desafios frente aos impactos ambientais que ela vem sofrendo ao longo dos anos. As atividades envolvem as escolas municipais com exposições, percursos, vivências e monitoramento da água em diferentes trechos do rio e em seus afluentes.

“Essa reflexão, principalmente com os alunos da rede municipal, ajuda na conscientização sobre a importância da água. E nada melhor do que nossas crianças e adolescentes engajados na discussão”, observa o prefeito Luciano Orsi.

Para a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, a aproximação dos alunos da rede municipal de ensino com os arroios do município, faz crescer a consciência sobre os cuidados necessários com o meio ambiente. “Nossas crianças, a partir desse contato com a natureza, passam a ser agentes de preservação, pois levam para casa esse tema tão importante e o discutem com seus familiares”, reconhece a secretária.

Na terça-feira, 22, Dia Mundial da Água, o secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa, e técnicos da pasta realizaram uma navegação de inspeção e fiscalização das atividades no Rio dos Sinos, no trecho de Campo Bom, monitorando a qualidade da água e as condições da mata ciliar.

Na tarde desta quarta-feira, dia 23, haverá monitoramento da qualidade da água, com saída de campo nos arroios Weidler e Schmidt, sob orientação de monitores do Cemea e do Dourado/Eco-web. Na quinta-feira, pela manhã, acontece trilha pela mata ciliar do Rio dos Sinos para observação da fauna e flora, com coleta de vestígios da natureza e dinâmicas no local, para alunos do Ensino Fundamental anos Iniciais e finais.