Moderna e ecológica

Muito se fala do desenvolvimento urbano equilibrado e do sistema de transporte de Curitiba, que é modelo para o resto do país. São essas características, aliadas a paisagens de seus mais de 30 parques e praças, que atraem os turistas.

Conforme Paulo Sérgio Arruá, diretor administrativo da CVC Campo Bom, o destino é atrativo para aqueles que se interessam por cultura e história. “Curitiba é um bom destino para quem gosta de paisagens naturais e passeios culturais, como idas aos museus”, diz o diretor.

“Curitiba é um destino diversificado, que além de atrair pela questão cultural, normalmente é um passeio que o pessoal faz junto a uma ida à Ilha do Mel”, comenta Aline Vosglei, da Mondiale Viagens de Sapiranga.

Uma das principais atrações da cidade é o Jardim Botânico, cuja construção, inaugurada em 1991, foi inspirada nos jardins franceses. Sua estufa em estrutura metálica abriga vários tipos de plantas, além de uma fonte d’água. A também muito conhecida Ópera de Arame tem capacidade para 1.752 espectadores, que assistem a vários espetáculos no local. Um dos seus parques mais famosos é o Tanguá, que foi construído próximo ao rio Barigui, onde anteriormente eram localizadas duas pedreiras. Lá, o turista poderá conferir belezas naturais como uma cascata de 40 metros de altura e lagos e matas.

Cidade rica em cultura e história

Curitiba também tem opções para quem curte visitar patrimônios históricos e culturais durante suas viagens. No Centro Histórico, ou Largo da Ordem, é possível conferir construções como o Museu Paranaense, a Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talib, o Palácio Garibaldi, o Relógio das Flores e o Memorial de Curitiba. O Museu Oscar Niemeyer, conhecido como “Museu do Olho”, principal museu do estado, foi projeto pelo famoso arquiteto e hospeda várias exposições temporárias, de artistas nacionais e internacionais.

Outra atração da cidade é o Teatro do Paiol, um antigo abrigo de pólvora, com construção romana em forma circular, que foi transformado no primeiro teatro de arena da cidade. Ali ocorrem espetáculos de música e teatro.