Modelista demonstra orgulho de ser sapiranguense

Sapiranga – Cidade com grande destaque no setor calçadista, Sapiranga, fomentando a economia da região. Apostando na força de sua gente retratada no próprio hino municipal (“gente capaz, que desperta bem cedo, constrói Sapiranga”), o município projeta um futuro de crescimento em uma terra marcada por lutas, desafios e conquistas.

A relação de muitos moradores com o setor calçadista acaba sendo ainda mais forte, pois direta ou indiretamente estão ligados. É o caso de Cesar Schröer, nascido aqui, e que sempre acreditou que a cidade seria um bom local para construir a sua vida. “A minha relação é de muito amor com Sapiranga, pois acompanho o seu crescimento, e em algumas situações, os declínios que teve com diversas situações na economia”, diz Cesar.

Cesar começou a trabalhar ainda jovem, com apenas 13 anos, nos Calçados Shirley, ainda em meados dos anos 80. Iniciou no setor de amostras, trabalhando como auxiliar na colagem de sola ao acabamento final das amostras e nas horas de baixa no setor, aprendeu a desenvolver todas as operações da confecção do calçado dentro da produção. Depois com o aconselhamento de seu superior, fez um curso de modelagem. Depois de 2 anos, começou de fato à atuar na área. Hoje em dia, atua como gerente técnico na modelagem dos Calçados Deves, situada em Rolante.

A situação do calçado hoje, é vista de forma mais positiva, embora estando muito longe do que já foi vivido anos 80. Para Cesar, teremos um ano de muito progresso no calçado, pois há indícios de uma melhor performance na economia, e isso reflete direito no setor calçadista.

E seguindo este pensamento, os Sapiranguenses que ainda atuam no ramo, estão procurando formas diferentes de manter a cultura e levar adiante o amor que têm pela sua profissão, que muito fez a cidade prosperar!

Foto: Arquivo Pessoal.