Mobilização para vacinar meninas contra o HPV segue nos municípios

Campanha nacional | Meninas de 9 a 13 anos de idade são o público-alvo

Região – Iniciada no dia 3 de abril, a campanha de vacinação contra o HPV deve ocorrer nacionalmente até o dia 15 (sexta-feira). A campanha de mobilização é coordenada pelo Ministério da Saúde e seguida pelos municípios da região, sendo a meta deste ano vacinar pelo menos 80% das meninas de 9 anos, público-alvo da campanha, em um total de 1,7 milhão de garotas. A imunização contra o vírus responsável pela transmissão do câncer do colo do útero é feita em duas doses injetáveis – a primeira, de preferência, nos meses de março ou abril e a segunda, seis meses após a primeira.

A vacinação, que busca atingir meninas de 9 a 13 anos, também é recomendada para meninas e mulheres entre 9 e 26 anos com HIV ou Aids. Nesse caso, são precisas três doses – a segunda deve ser aplicada em dois meses, e a terceira, seis meses depois. Conforme o Ministério da Saúde, atualmente 59 mil mulheres brasileiras, de 15 a 26 anos, estão nesta condição.

HPV em Campo Bom

No município de Campo Bom, a vacina contra o HPV é rotina no calendário vacinal desde janeiro deste ano e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O horário de atendimento para vacinações é das 8h às 16h30min, com exceção das Unidades Básicas de Saúde Paulista e Celeste, onde as vacinações podem ser feitas das 7h às 16h30min e do Centro Materno Infantil, cujo atendimento ocorre das 7h às 18h.

Para receber a vacina é necessário apresentar a carteira de vacina na UBS. Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Giselaine Herreira, a SMS não traçou metas específicas para a campanha, mas existe parceria com as escolas do município, pois as equipes se deslocam até as escolas para vacinar. Com essa ação, a SMS espera obter uma maior adesão à campanha contra o HPV no município.

Meta é vacinar cerca de 500 meninas em Nova Hartz

Em Nova Hartz, a Secretaria da Saúde está alertando as meninas com idade entre 9 e 14 anos incompletos para a necessidade de tomarem a vacina contra o HPV, que pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde Central (das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira), Campo Vicente (às terças-feiras, das 14h às 16h30) e Vila Nova (às quintas-feiras, das 8h30 às 11h30). Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar duas doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois da primeira. A partir de 2016, estão sendo vacinadas meninas de 9 anos.

A vacina já está encaixada no calendário da adolescente de Nova Hartz, porém, a ação é intensificada durante os meses de março e abril. A coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica, Simone Fontena, ressalta que a vacina contra o HPV é extremamente segura. A estimativa é que aproximadamente 500 meninas recebam a dose.

Crédito da foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664