Ministério Público, prefeituras e órgãos de segurança discutem ações para evitar ataques em escolas

Por Jauri Belmonte

REGIÃO – A segurança nos ambientes escolares segue como pauta de máxima importância. Na terça-feira (11), uma reunião na sede do Ministério Público discutiu a segurança tanto nas escolas de Sapiranga quanto das cidades de Araricá e Nova Hartz. O encontro, que reuniu os prefeitos dos três municípios, secretários de educação, promotores e órgãos de segurança pública, como Polícia Civil e Brigada Militar, ocorreu a pedido do 3º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Sapiranga, Bill Scherer.

Quase uma semana após o atentado a uma creche da cidade de Blumenau, em Santa Catarina, quando um homem matou quatro crianças e feriu outras quatro, o objetivo da reunião foi colocar o MP à disposição das cidades, bem como ouvir quais as iniciativas já foram tomadas para reforçar a segurança nesses espaços. “Os pais estão apreensivos e com razão. Não queremos que os pequenos deixem de frequentar as escolas. Por isso, estamos reforçando da melhor maneira para proteger tanto alunos quanto professores”, disse Carina Nath, prefeita de Sapiranga.

“Nosso objetivo é criar medidas preventivas para não termos problemas como o que tivemos em Santa Catarina”, disse o promotor de Sapiranga, Michael Flach.

De acordo com Bill Scherer, a reunião serviu para que medidas fosse adotadas e ajustadas por todas as instituições participantes da reunião, tanto para prevenção quanto para reação. “Haverá reforço na segurança das escolas e ambientes congêneres, preparação de profissionais para ação integrada em caso de ataques, aprimoramento de medidas preventivas e intercâmbio de informações de inteligência para detecção de possíveis ameaças. As medidas passam a ser adotadas imediatamente”.