Ministério da Saúde fará ligações para 125 milhões de pessoas para monitorar casos de coronavírus

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participa de coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, sobre as ações de enfrentamento ao covid-19 no país

País – O Ministério da Saúde fará ligações telefônicas para 125 milhões de pessoas para monitorar, à distância, a saúde da população em meio à pandemia do coronavírus. A ideia é tentar identificar pessoas que pertencem ao grupo de risco e as que tenham sintomas da nova doença. Segundo o ministério, as ligações serão aleatórias e automáticas, realizadas por um robô, que irá perguntar o nome, a cidade onde mora, com quem a pessoa compartilha a moradia, se faz parte do grupo de risco e se tem sintomas da Covid-19. Dessa forma, a pasta pretende com a iniciativa identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus.

O ministério informa que a ligação será feita pelo número 136, mesmo do Disque Saúde, que aparecerá no identificador de chamada do telefone. Dessa forma, as pessoas podem ter certeza que a chamada é do Ministério da Saúde e que não se trata de um golpe ou trote. Além disso, a ação permitirá o monitoramento à distância das pessoas em isolamento domiciliar, com acompanhamento do estado de saúde durante todo o período. “Caso a pessoa apresente piora dos sintomas, será orientada por um profissional de saúde a procurar um posto de saúde ou hospital de referência”, ressaltou a pasta, por meio de nota.

Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou que o serviço vai funcionar como se fosse uma consulta, que vai fazer uma triagem, utilizando inteligência artificial. “Vamos monitorar os sintomas das pessoas sem que ela precise sair de casa. Foi um trabalho grande, focamos nisso nos últimos dias porque é uma ferramenta de gestão de pessoas que vai nos auxiliar em toda a mobilidade social”, explicou o ministro.

Como vai funcionar o Monitoramento do TeleSUS:
• Quantas ligações serão feitas?
125 milhões para números aleatórios

• Como saberei que a ligação é do Ministério da Saúde?
Aparecerá na tela do celular o número 136, que corresponde à central telefônica do Ministério da Saúde

• Quem vai falar do outro lado da linha?
Um robô fará as perguntas por meio de uma Unidade de Resposta Audível (URA).

• O que ele vai perguntar?
– Nome;
– Cidade onde mora;
– Com quem mora;
– Se é do grupo de risco;
– Se tem sintomas.

Aplicativo Coronavírus SUS

Outra ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Saúde é o aplicativo Coronavírus SUS, que é utilizado para monitorar os casos e auxiliar as pessoas a realizar uma triagem inicial. No aplicativo, é possível realizar uma avaliação do seu estado de saúde. Dessa forma, após informar os sintomas, a ferramenta analisa a situação e indica se há necessidade do usuário se dirigir à um hospital ou posto de saúde. Além disso, o aplicativo mostra, em um mapa, os pontos de saúde mais próximos à localização do utilizador. É possível também, através do app, acompanhar as notícias mais recentes relacionadas ao coronavírus no país e verificar as dicas de higiene e saúde fornecidas pelo ministério. A aplicação está disponível gratuitamente na lojas dos sistemas Android e iOS.