Ministério da Saúde antecipa Campanha de Vacinação deste ano

Mudanças | Campanha deste ano terá ampliação no público-alvo e deve começar mais cedo que em 2016

Estado/País – Na sexta-feira passada (3), o Ministério da Saúde anunciou que irá antecipar as datas da Campanha de Vacinação, neste ano – para evitar que ocorram muitos casos de gripe antes do período de vacinação.

Conforme o ministro Ricardo Barros, a campanha inicia em 17 de abril, porém, há expectativa de que a campanha inicie ainda mais cedo em alguns estados – como o RS, em função das baixas temperaturas. Isso acarretaria em uma distribuição antecipada para o Estado.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul ainda não divulgou datas para o início da campanha no Estado.

Datas da campanha

A campanha começa, a nível nacional, dia 17 de abril (no dia 10 de abril, doses serão liberadas para profissionais da Saúde), embora em alguns estados e regiões deva começar mais cedo. Ela deve seguir até dia 19 de maio, segundo o Ministério da Saúde. O dia D, conhecido pela mobilização nacional, está previsto para 6 de maio.

Mudanças no público-alvo da campanha

Além de antecipar o calendário de vacinações, para evitar um aumento de casos de gripes antes do período esperado, o Ministério da Saúde também anunciou a ampliação do público-alvo para as doses das vacinas tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, meningocócica C e hepatite A.

Neste ano, a oferta de vacinas também será estendida para professores do ensino básico e superior, de escolas públicas e privadas. Outra mudança é a faixa etária que poderá fazer vacinas da tríplice viral: a segunda dose era disponibilizada apenas para pessoas com até 19 anos. Agora, pessoas entre 20 e 29 anos também podem se vacinar. Segundo o Ministério, com essas medidas, a circulação de doenças na população brasileira será diminuída.

Crédito da foto: Hermes Reich

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664