Microempreendedores dobram a cada ano na região

Uma oportunidade para quem trabalha por conta própria formalizar um pequeno negócio e com menos burocracia, o microempreendorismo vêm crescendo cada vez mais no mercado dos negócios. Pode ser eletricista, barbeiro, pedreiro, manicure, artesão, enfim, trabalhadores que geralmente não pagam tributos, em contrapartida tampouco têm direitos previdenciários ou benefícios de quem é formal.
Os benefícios da formalização são inúmeros, mas inclui aposentadoria, pensão por morte, auxílio reclusão, possibilidade de crescimento em um ambiente seguro, entre outros. 
Na região, o número de microempreendedores cresceu de forma significativa. A cada ano, o número praticamente dobra nos municípios que o Jornal Repercussão abrange (Sapiranga, Campo Bom, Araricá e Nova Hartz). A cidade de Sapiranga, por exemplo, aderiu o Programa Gaúcho de Microcrédito, sendo um convênio entre a Administração Municipal com a Caixa-RS. O financiamento chega a R$ 15 mil com taxa de 0,64 ao mês e prazo de até 24 meses para pagar as parcelas. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e do Turismo, entre janeiro e fevereiro, foram aprovados R$ 204 mil em financiamentos para donos de pequenos negócios formais ou informais.
Um bom exemplo é de Osmar Luiz do Rosário, de Sapiranga, que conseguiu aprovação de crédito para sua empresa no setor calçadista. Segundo ele este incentivo foi de extrema importância para o crescimento de seu negócio – “Pra mim foi de grande ajuda este empréstimo pois facilitou a compra de três máquinas que eu necessitava. Antes era muito complicado em função do valor ser alto, mas com a baixa taxa de juros, agora ficou fácil” – finalizou.