Microcrédito ajuda a impulsionar novos negócios e empregos

Região – Para fortalecer pequenas e médias empresas, além de favorecer o surgimento de novos negócios e empregos, o Governo do Estado e as Prefeituras uniram esforços. Lançado em 2011, o Programa Gaúcho de Microcrédito – que oferece empréstimos de 50 a 15 mil reais – a juros com taxa de 0,41% ao mês, injetou mais de R$ 3,5 milhões em apenas quatro municípios do Vale do Sinos (confira tabela ao lado).
Ao todo, foram beneficiados quase que 1.000 empreendedores, que utilizaram o dinheiro para capital de giro, compra de equipamentos e máquinas de trabalho, trocas de cheque e pequenas reformas.
O microcrédito é uma alternativa para empreendedores de baixa renda. São parceiros do programa o Banrisul, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. É necessário ter avalista e a comprovação de renda de até 30% do valor líquido da prestação.
Onde encontrar apoio na região:
Araricá
Os interessados em acessar o programa devem procurar o secretário Geral de Governo, Diego Edésio. Um projeto para instituir a política de fomento econômico no município será enviado até o final do ano para a Câmara de Vereadores, que precisará aprovar ou não a proposta.
Nova Hartz
Todos os empreendedores individuais que pretendem abrir ou fortalecer o seu negócio devem procurar o diretor de Indústria e Comércio, Sergio de Oliveira. Quem quiser aderir ao crédito, ou fazer um simulado, deve comparecer ao setor de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura.
Sapiranga
A secretaria responsável pela orientação dos atuais e futuros empreendedores no município é a do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. Eloi de Paula é titular da pasta, que aprova quase cerca de 100 solicitações de crédito todos os meses.
Campo Bom
Os interessados em aderir ao programa devem procurar a secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur). A responsável pela pasta é a secretária Ieda Lauxen.
Como aderir ao programa:
  É necessário ter empresa registrada ou integrar o
Programa Micro Empreendedor Individual (MEI).
– Os agricultores familiares que tenham obtido renda nos
últimos 12 meses de até 60 mil, também, possuem direito de solicitar o crédito.
– Quando você for procurar informações sobre como tomar os empréstimos, leve junto: conta de água ou luz, comprovante de renda, cópia de RG e CPF.
– A Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE) já alocou um total de R$243.443.352,56 em operações do Programa Gaúcho de Microcrédito. Este é o mais expressivo sistema de financiamento e apoio aos empreendedores formais e informais do país.