Meta é concluir obras da água até o fim do ano em Araricá

Araricá – Recentemente, a Prefeitura foi notificada pelo Ministério das Cidades para que a obra de implantação do sistema de abastecimento de água fosse concluída até o fim do ano. Dessa forma, não restou outra opção para a Prefeitura que não fosse a notificação da empresa Engeporto, de Campo Bom, sobre a necessidade de entregar a obra pronta até dezembro.

Com 90% dos serviços concluídos, agora, a empresa campo-bonense, está concentrada na instalação e colocação dos hidrômetros em frente das residências. O secretário de Planejamento de Araricá, Giovane Antunes Dutra, explicou que o projeto original, elaborado entre 2008 e 2009, contemplava 2.100 ligações residenciais, comerciais e industriais. “Atualmente, a empresa está concentrada na fase de instalação dos hidrômetros. Todo o perímetro urbano será contemplado. No futuro, com recursos próprios e com planejamento, a meta é levar a rede de abastecimento para onde o sistema não passará neste primeiro momento”, explicou Dutra.

Desta forma, a Engeporto estará tocando os trabalhos em diferentes frentes, que são o fechamento das valetas nas ruas, a colocação dos hidrômetros nas residências e a conclusão de pequenos acabamentos necessários devido a complexidade que esta intervenção necessitou.

Detalhes sobre a obra de abastecimento de água

A obra iniciou em junho de 2013, deveria ser concluída em 2015, e até o presente momento continua em fase de execução.

Para atender toda a população do perímetro urbano, seis poços industriais foram perfurados em diferentes locais.

O projeto contempla 32 quilômetros de redes de abastecimento de água, um reservatório de 594 mil litros de água, na Rua Leopoldo Schardong, no bairro da Canoa, e outros dois resevatórios de 25 mil litros de capacidade, no pátio da Secretaria de Obras.

O valor da obra está orçado em R$ 7.275.302,50.

Serão beneficiados mais de 3.800 economias e a previsão é de instalar mais de 2.100 hidrômetros.