Mês das mães também é mês de cães e gatos

Elas também são mães | Fatos sobre a maternidade canina e felina

Por Felipe Cemim, veterinário da Tierplatz

Maio é o mês das mães, e existem mães de todos os tipos, inclusive mães de cachorro e mães de gato. Existem também as cachorras e as gatas que são mães. Então vamos falar um pouco sobre esse momento da maternidade na vida dos animais, o que deve ser cuidado, e o que deve ser feito ou evitado.

A decisão de obter cria dos animais deve ser uma decisão nossa, pois para eles, isso é instintivo, e quando tomamos essa decisão, devemos pensar em muitas coisas. É muito importante lembrar sempre que uma cadela ou uma gata pare em média 4 filhotes por gestação. Se formos considerar cadelas de porte grande, esse número pode chegar de 10 a 12 filhotes, e esses filhotes serão responsabilidade nossa também, então devemos conseguir encaminhá-los para um lar que tenha os devidos cuidados com eles, para que não sejam abandonados e passem a fazer parte do já grande número de animais de rua existentes.

É muito importante que a cadela ou gata que seja destinada à reprodução seja devidamente vacinada, pois isso pode conferir uma boa imunidade inicial a seus filhotes, no momento em que eles mamarem o colostro.

Eles devem estar desverminadas antes que inicie a gestação, e devem continuar fazendo uso de medicações para o controle de ectoparasitas (não são todos que podem ser usados durante a gestação). A respeito da alimentação, deve-se utilizar ração de boa qualidade para filhotes, desde o início da gestação até o desmame, pois oferece uma boa quantidade de nutrientes e minerais para um bom desenvolvimento dos filhotes.

Na hora do parto

O tempo de gestação é em média 60 dias (entre 57 e 64 dias). No momento do parto, na maioria das vezes não precisamos ajudar, pois as mamães instintivamente fazem tudo sozinhas. Caso isso não aconteça, devemos auxiliar, limpando os filhotes com um pano limpo ou ainda com lenços de papel. Para isso, devemos sempre utilizar luvas, para que se tenha uma boa higiene. Após o início das contrações do parto, espera-se que o primeiro filhote tenha nascido em até quatro horas. Entre cada filhote, pode-se esperar por 2 horas, exceto no caso de aparecer alguma parte do filhote, como rabinho, patinha ou focinho, pois nesse caso o filhote tem até 20 minutos para terminar de nascer. Caso exista duvida durante o parto, é importante sempre entrar em contato com um médico veterinário para saber se é necessário alguma intervenção, como uma cesariana, por exemplo.

Crédito da foto: Divulgação