Mercado de seminovos também é opção

Variedade | Lojas oferecem diferentes opções de marcas nacionais e importadas

Para driblar o momento de instabilidade econômica que afeta as vendas de veículos de Norte a Sul do país, as lojas de veículos seminovos e usados estão revendo suas estratégias para tirar da estagnação as vendas. Na tentativa de driblar o momento desfavorável, vale estreitar relações com as instituições financeiras, além é claro, de oferecer veículos de qualidade aos consumidores.
E é com este foco que o gerente de vendas da Autoferrabraz, Evandro Facco Lago, pretende dar um up na comercialização de veículos em sua loja. “Procuro estabelecer um bom trabalho de divulgação das ofertas e procuro as financeiras que possuem as taxas de juros um pouco menores. Mas, de nada adianta se o cliente não tiver acesso à um veículo de qualidade melhor, com um preço mais atrativo”, destaca Evandro.
Uma estratégia adotada pelo meio empresarial e confirmada por Evandro tem sido a de diminuir a margem de lucro para fechar negócio.
Além destes fatores, é fundamental que as lojas de veículos também orientem os seus clientes. “Apesar das taxas de juros elevadas é possível fazer bons negócios. A compra do veículo mais novo, próximo do zero quilômetro, faz os bancos diminuírem as taxas de juros. Além disso, uma boa entrada e menor prazo para pagamento fazem o  negócio ficar mais em conta”. Os bancos trabalham com o risco.  Essa é a dica.

Taxas de juros diferentes na hora da compra
Uma das explicações para a variação das taxas de juros cobradas pelas financeiras está associada ao valor final que o cliente irá financiar junto ao banco. “Para exemplificar. Se o cliente comprar um carro 0 KM e der 50% do valor à vista, e pagar o restante em 24 meses, é possível obter uma taxa de juros média de 1,51%. Agora, se o cliente financiar 100% do veículo, o juros médio será de 2,04% ao mês”, explica Lago.