Menino de Nova Hartz quer descobrir sua cura através de uma ressonância no crânio

Nova Hartz – Por causa de uma falta de oxigenação no cérebro em seu nascimento, Evandro Vinicius Scharlau Fabricio, 9 anos, possui sequelas até hoje. Porém, com a piora de seu estado, ele precisa fazer uma ressonância magnética em seu crânio, o quanto antes, em algum hospital com estrutura, pois o exame é delicado.

Evandro mora com sua mãe, Liliana Scharlau, e o pai, Marcelo da Rosa, em Nova Hartz. Como precisa de cuidados especiais, Liliana fica com ele o tempo todo e Marcelo trabalha de servente de pedreiro.

A causa da falta de oxigenação do seu cérebro foi pela demora de realizar o parto do seu nascimento. Como Liliane não sentia dores, Evandro ficou um tempo maior do que o necessário, nascendo cerca de treze horas depois.

No início de sua infância tinha uma vida normal, brincando com seus amigos, estudando e passeando em vários lugares. A sua única dificuldade era na fala, mas com as consultas na fonoaudióloga, esse problema foi minimizado.

Porém, há cerca de dois anos, a situação de Evandro piorou. Por conta de crises convulsivas, teve perda dos movimentos nas pernas, não consegue se alimentar bem e tem dificuldades de olhar para o lado.

Para saber qual tratamento deve ser realizado, o menino Evandro precisa fazer uma ressonância magnética em seu crânio.

Evandro depende do exame

Evandro já realizou alguns exames de tomografia, porém nada foi identificado. Com isso, a ressonância é a única alternativa que resta. “Nós dependemos desse exame, porque os outros que fizemos não deu alteração. É só esse de ressonância de crânio que vai realmente mostrar o que está acontecendo. Aí podemos iniciar o tratamento o quanto antes”, afirma Liliane Scharlau.

Como é um exame delicado, que tem que possuir sedação e uma estrutura hospitalar eficiente, o valor mais barato que Liliane encontrou foi de R$ 2.800,00, no hospital da PUC, em Porto Alegre.

Porém, como a família não possui condições financeiras em realizar a ressonância, tentam fazer pelo SUS. Os encaminhamentos já foram realizados e a assistente social comunicou Liliane, na tarde de quarta-feira (27) que, em duas semanas, o seu filho Evandro Vinicius irá conseguir realizar a ressonância magnética no crânio.

Liliane está fazendo também uma rifa no valor de cinco reais, para assim, conseguir dinheiro para a compra de medicamentos e consultas. Serão três prêmios: uma batedeira, cafeteira e liquidificador, com o sorteio realizado em 24 de março, pela Rádio Parobé 101.5. Interessados em participar ou ajudar a família, o whatsapp de Liliane é (51) 99657-8315.

Texto: Diego Moraes

Foto: Arquivo Pessoal