Menina de um ano é diagnosticada com paralisia cerebral em Sapiranga

Os funcionários da Prefeitura de Sapiranga, Marcelo Schmidt e Bruna Venter Schmidt, condutor do Samu e técnica em enfermagem, respectivamente, lutam pela vida da filha Martina Venter Schmidt, de apenas 1 ano e 1 mês.

Nascida em setembro de 2020, a filha caçula do casal, que também são pais de Otávio, 6 anos, começou a apresentar sinais de atraso no desenvolvimento motor já com 40 dias de vida. “Muitas vezes, escutamos ‘não se deve comparar, cada criança tem o seu tempo’, sim, verdade, mas nesse caso, eram muitos os atrasos”, diz a mãe da menina.
Martina, aos 7 meses, teve bronquite, o que há fez ser transferida da emergência do Hospital Sapiranga para a UTI Pediátrica do Hospital Regina, em Novo Hamburgo. Foi quando, durante a internação e os questionamentos médicos sobre o desenvolvimento da criança, que a investigação para descobrir o que ela tinha começou. Após exames, avaliações de especialistas e consulta com neurologista, o diagnóstico de paralisia cerebral por hipóxia, uma redução de oxigênio em uma artéria cerebral durante a gestação, foi concluído.
Martina faz tratamento com neurologista, pediatra, fisiatra, geneticista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, gastropediatra, e sessões de terapia.
Aos 11 meses, após episódios de engasgos e aspirações, a equipe médica optou pelo uso de sonda nasogástrica para a alimentação da criança. Porém, para facilitar a reabilitação oral, uma cirurgia foi realizada no final de outubro para a colocação de uma gastrectomia.

#TODOSPELAMARTINA

A família, que sabe das grandes chances que a menina tem, criou a campanha #TODOSPELAMARTINA e também a estimula em casa. “Crianças evoluem muito bem ao tratamento de estímulos, então trabalhamos muito em cima disto. Temos grandes esperanças que Martina irá desenvolver bem, porém, com o tempo dela”, comenta Bruna.

Campanhas para ajudar no tratamento de Martina

Os equipamentos que irão ajudar Martina a se desenvolver passam do orçamento dos pais, que decidiram lutar pela filha criando uma “Vakinha Online”, que ajudará no custeio das despesas do dia a dia e na compra dos aparelhos.
Também estão em andamento uma rifa, com sorteio marcado para o dia 11 de dezembro, com 25 prêmios a R$ 5,00 o número, e um Drive Frango, que custará R$ 23,00 o cartão e será realizado dia 4 de dezembro, das 11h15min às 13h, na Sociedade Atiradores, bairro Centenário, em Sapiranga. O meio-frango virá acompanhado de pão e salada de repolho.
É possível doar através do pix da mãe: 00903753006 ou pelo pix do pai: 82505047049.
Os cartões de meio-frango e números de rifa podem ser adquiridos via WhatsApp (51) 999688143 – Bruna ou (51) 995306509 – Marcelo.