Melhor Dia das Mães: conquista do tratamento do pequeno João Emanuel

Região – O Dia das Mães para Luciana Vanderléia Rasch deste ano será de alegria plena e de gratidão pelo tratamento do filho, o pequeno João Emanuel, de Lindolfo Collor, diagnosticado no ano passado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. João Emanuel foi diagnosticado em janeiro do ano passado e, como lembra Luciane, no Dia das Mães de 2020, estava iniciando a campanha para tentar arrecadar os 12 milhões, valor necessário para custear o tratamento do filho, que precisa ser realizado antes dele completar dois anos de vida. “No ano passado, o Dia das Mães foi de apreensão. Estávamos iniciando a campanha, não sabíamos como seria. Tudo parecia impossível, arrecadar este valor parecia absurdo”, relembra ela.
A busca pelo tratamento milionário do João Emanuel mobilizou um batalhão de voluntários em todo o Rio Grande do Sul e até mesmo fora do Estado. Eventos solidários, pedágios, vendas de produtos com valores destinados ao garotinho foram algumas das ações feitas para arrecadar dinheiro, além de muitas outras doações. Em 27 de março deste ano, a melhor notícia: o valor necessário foi arrecadado, garantindo o tratamento do João Emanuel. “Depois de um ano de muita luta, com muitas orações, papai do céu nos abençoou. Ele colocou todos esses anjos voluntários do João Emanuel para nos ajudar; isso tudo é muito emocionante. Graças a Deus e a todos anjos voluntários do João Emanuel, conseguimos o tratamento”, disse Luciana, sem conter a emoção em pensar no próximo Dia das Mães. “Nossa, é muita emoção para este Dia das Mães, será muito especial para mim”.
Nesta terça-feira, dia 4, ocorreu o Dia Z de João Emanuel, dia em que ele recebeu o tratamento, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. “Meu coração é só gratidão. Poder olhar todos os dias para o João Emanuel e poder lutar por ele, pela vida dele, e receber tanta ajuda, a única palavra que tenho é a de gratidão”.
Para quem quiser acompanhar as notícias do tratamento do João Emanuel pode seguir a página do Instagram @amejoaoemanuel. O perfil já conta com mais de 158 mil seguidores e foi criado juntamente com o início da campanha. Todas as ações foram compartilhadas, assim como o dia a dia dele com os pais Luciana e Edio Schropfer, assim como as interações do exército de voluntários. Durante a campanha, João Emanuel também recebeu apoio de diversos artistas, como a cantora Ivete Sangalo.