Medidas para amenizar impacto da procura por pediatria no Hospital Sapiranga

Foto: Divulgação/ PlayPress Assessoria

Por Assessoria Hospital Sapiranga

Reforço de profissionais e campanha de conscientização são as estratégias que o Hospital Sapiranga tem adotado para tentar diminuir o tempo de espera e proporcionar tranquilidade aos pais que buscam atendimento de seus filhos nesta época do ano.

 

O Hospital Sapiranga contratou mais um profissional para atendimento a consulta de pronto atendimento, em dias de maior fluxo e elaborou um material informativo para auxiliar os pais em quais situações levar uma criança ao serviço de emergência, pois a grande maioria dos atendimentos são classificados com sintomas leves, os quais recomenda-se o atendimento eletivo. Este material também está disponível no site do hospital no Portal de Notícias

A Instituição também tem voltado sua atenção para o Centro de Especialidades, ampliando as agendas para esta especialidade e dispondo de mais horários e dias de atendimentos para consultas eletivas.

“Cabe ressaltar que há uma dificuldade de conseguir novos profissionais no mercado, principalmente para atendimentos em emergências, pela baixa procura na formação desta especialidade”, afirma a diretora do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann

O Hospital conta com um profissional diariamente 24 horas. Nas últimas semanas com o aumento da procura para o pronto atendimento, em alguns dias de semana e horários são mantidos dois médicos, além dos profissionais disponíveis no Centro de Especialidades para atendimentos eletivos.

O atendimento de emergência e urgência pediátrica é aconselhado quando não há como esperar por uma consulta agendada com o pediatra da criança. A recomendação ideal para a saúde da criança, são as consultas periódicas eletivas, conforme orientações do Ministério da Saúde. Desta forma, é possível avaliar a criança de forma geral, focar em condutas e tratamentos certos para cada situação.

Segundo o coordenador da Pediatria do Hospital Sapiranga, Thiago Longhi, com o atendimento especializado, as dúvidas, as queixas e qualquer outra situação incomum, serão melhores compreendidas por um médico que já mantém um contato frequente com os hábitos e rotinas da criança;

“Com o acompanhamento periódico, muitas situações futuras poderão ser evitadas, e consequentemente a necessidade de atendimentos de emergência também”, esclarece.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak/ PlayPress Assessoria