Médicos substitutos dos cubanos iniciarão atividades nesta semana

Região – Após o fim da parceria com Cuba para a contratação de médicos pelo programa Mais Médicos e após o edital lançado para o preenchimento das vagas até então ocupadas pelos profissionais cubanos, dos municípios da região que participam do programa, apenas Nova Hartz ainda não recebeu os novos médicos.

Na região de cobertura do Repercussão, são nove profissionais cubanos que serão substituídos. Cinco em Sapiranga, um em Araricá e três em Nova Hartz. Campo Bom não possui médico cubano. Os novos médicos começaram a se apresentar na segunda-feira, 3, sendo que os cubanos estão deixando o programa gradualmente até o dia 12.

Em Sapiranga, os cubanos já pararam de atender no dia 20 de novembro e três deles, segundo a secretária de saúde, Janete Hess, já deixaram o país. Dois ainda estão na cidade aguardando a passagem.

Em relação aos novos profissionais, a secretária informou que quatro já se apresentaram e o município aguarda ainda o quinto médico se apresentar. Eles iniciam os atendimentos nas Estratégias Saúde da Família (ESF) Oeste, São Paulo, João Goulart e Morada São Luiz na próxima sexta-feria, 14. Os novos profissionais são de Sapiranga, Porto Alegre e do estado do Ceará.

Remanejos e situação em Araricá e Nova Hartz

O atendimento em Sapiranga, conforme a secretária, desde o dia 20 de novembro até dia 14 de dezembro, quando os novos assumem, ocorre normalmente graças aos remanejos realizados com os profissionais do município. “Não paramos nenhum atendimento e ninguém ficou desassistido. Remanejamos médicos e conseguimos adaptar”, destacou Janete.

Em Araricá, o médico cubano foi substituído por um brasileiro de Minas Gerais, que assumirá os atendimentos na sexta-feira, dia 14.

Nova Hartz ainda não recebeu os novos médicos, mas, segundo a administração, o município possui profissionais para atender a demanda, em caso de necessidade, até que ocorra a substituição.

Texto: Sabrina Strack
Foto: Arquivo JR