Média é de 35 multas por dia em Campo Bom

Campo Bom – Nos últimos três anos foram aplicadas mais de 45 mil multas em solo campo-bonense. A média anual, conforme revela estatística repassada exclusivamente ao Jornal Repercussão pelo coordenador do Departamento de Trânsito, Raul Fröelich, fica em torno de 15 mil multas.
O percentual parece alto, mais pode ser justificado pelo grande número de veículos que passam pelas ruas e avenidas de Campo Bom. Só na rótula de acesso e saída do município, na Av. Brasil (na divisa com Novo Hamburgo), circulam todos os meses, aproximadamente 1 milhão de veículos.
Neste ponto, que desde 2010 conta com um controlador de velocidade de 50 km/h, os acidentes de trânsito caíram 90%. Em 2009, foram registrados 28 colisões com danos materiais, 11 com lesões ou escoriações e um óbito. Em 2012, três anos após a instalação do controlador, este percentual caiu para apenas quatro acidentes, somente com danos materiais, sem registro de ocorrências fatais.
Para o Raul Fröelich, o índice baixo de ocorrências no local se deve ao fato da Prefeitura ter estabelecido o limite de 50 km/h no trecho. “Só há conscientização quando pesa no bolso do condutor”, destaca.
ELE EXPLICA A SITUAÇÃO
“Só olhando a estatística dos acidentes no local onde foi instalado o controlador eletrônico já se justifica a sua necessidade. Em 2009 ocorreram 39 acidentes e em 2012, apenas quatro. Antes, quando ocorriam chamados de socorro no local devido a acidentes, já pensávamos no pior. Hoje a velocidade média no trecho é de 35 km/h”.
Raul Fröelich, coordenador do Departamento de Trânsito.