Mau cheiro próximo de arroio gera reclamações e traz problema ao debate em Campo Bom

Aguapés tomam conta de boa parte do lago junto à ponte no bairro Aurora Fotos: Melissa Costa

Campo Bom – Moradores ao redor do Arroio Schmidt, no bairro Aurora, entraram em contato com a reportagem do Grupo Repercussão e relataram problemas em relação ao mau cheiro, quase insuportável, na região. Preferindo não se identificar, um dos moradores chegou a relatar que, em alguns dias, é necessário manter toda a casa fechada para tentar suportar a situação. “Está demais. Não aguentamos mais isso. Nos dias quentes, seguido de dias sem chuva, percebemos que é muito pior”, relatou.

 

O secretário de Meio Ambiente, Jeferson Timm, reconhece o problema e diz que é algo que não há como ser resolvido em um curto intervalo de tempo. “Não há como resolver da noite para o dia. Ali tem uma barragem, e o primeiro problema é que ela existe desde antes de haver legislação ambiental, e acabou formando um lago. Por consequência, acaba acumulando os sedimentos do esgoto de toda a população do bairro Aurora. Todo o esgoto dessa população vai para esse lago. Somado a isso, se proliferam as marrequinhas (aguapés) e inicia uma decomposição sem oxigênio, que libera esse cheiro ruim”, explica o secretário.

 

Dias mais quentes e nível baixo

O problema do mau cheiro, segundo o secretário, se agrava com a falta de chuva. “Já estamos tendo um início de seca e, pelo que tudo indica, esse ano vamos ter uma seca bem grave. O Rio do Sinos já está abaixo de 2 metros (1,40m)”, disse ele. Em um período de normalidade, o nível deveria estar em quatro metros. “No verão passado, o nível chegou a 60 centímetros. Foi o mais baixo que registramos. E a tendência é de que vamos chegar a um nível ainda mais baixo”.

E, em relação ao tratamento de esgoto, “que cresceu sem fiscalização do Poder Público e, inclusive, sem leis, porque isso no Brasil é muito atrasado, no bairro Aurora, teoricamente, todas as casas deveriam ter fossas e filtros e todo ano esse sistema deveria ser limpo, mas a maior parte das casas não tem. Elas apenas possuem uma ligação dos canos direto na rede pluvial, que coleta a água da chuva, e direciona para o arroio”.

Para o futuro

Para o problema ser resolvido, cada morador teria que ter sua fossa e filtro. “Ou a gente depende da chegada das redes de coleta de esgoto que a Corsan está instalando”. A estimativa é de que o bairro Aurora seja contemplado nos próximos anos. “A gente costuma receber muita reclamação, mas o problema é complicado”. De uma forma mais rápida, o Meio Ambiente está tentando a implantação com a Corsan de uma rede mista. “Seria a colocação de um cano na beira do arroio captando todos esses canos que trazem esgoto”.